Publicidade
Saúde
Girardi Fonoaudiologia: saúde auditiva e qualidade de vida
Clínica conta com profissionais habilitados para trabalhar com recursos que auxiliem os pacientes a aproveitarem melhor todas as idades
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: quarta, 03 de novembro de 2021 às 17:36h

A audição é um dos sentidos mais importantes. É por meio dela que ouvimos e processamos o som e, desta forma, nos comunicamos e nos relacionamos com as pessoas e com as situações que permeiam a nossa vida. Porém, a cada dia que passa é mais comum detectarmos alterações auditivas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 466 milhões de pessoas sofrem de perda auditiva no mundo, um número que pode praticamente dobrar até 2050, quando a OMS estima que o problema pode atingir cerca de 900 milhões de pessoas. “Quando pensamos em ouvir bem e se comunicar com o mundo logo vem na nossa mente o termo qualidade de vida, e é aí que entra o nosso papel como fonoaudiólogo, como profissional habilitado para trabalhar com recursos que auxiliem os nossos pacientes a aproveitar melhor a vida em qualquer fase. Hoje em dia já existem recursos para que possamos melhorar pelo menos um pouco a qualidade de vida de quem perdeu a audição por algum motivo”, destaca a fonoaudióloga Danielle Girardi.

Publicidade

Há mais de 15 anos fazendo um trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida
Com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e clientes, a Girardi Fonoaudiologia está há mais de 15 anos no mercado em Frederico Westphalen, oferecendo atendimento sério, comprometido e de qualidade, sempre visando à satisfação e o bem-estar de quem procura os serviços da clínica. “Somos em duas fonoaudiólogas, Debora e Danielle, e nosso principal papel, além de oferecer tecnologias e soluções auditivas, é garantir que todos que procurem o nosso serviço saiam melhores e mais alegres”, frisa Danielle. 
Para dar continuidade a esse serviço com qualidade, a clínica está passando por algumas mudanças e inovações. “Em breve, teremos novidades no nosso espaço físico, bem como novidade em exames audiológicos, diferenciais para que o paciente não precise se deslocar para outra cidade, podendo realizar exames de alta tecnologia aqui na nossa cidade mesmo. Convidamos todos para conhecer o nosso espaço e tirar suas dúvidas”, conta a profissional. 

Quando e onde devo fazer uma avaliação?
De acordo com a profissional, a avaliação se faz necessária quando a pessoa começar a ter uma dificuldade para entender, precisar levantar o volume da TV ou conseguir decifrar o que as pessoas falam. “Agora, com o uso da máscara, as pessoas com perda de audição estão tendo mais dificuldade, pois perdem toda parte labial e, às vezes, só o ouvido não dá conta de entender. Por isso, quando começarem a aparecer estes sintomas é sempre bom fazer uma avaliação, que inicialmente deve ser feita com um otorrinolaringologista, que é o médico especialista em ouvido. Aí se faz toda avaliação clínica médica e aí após entra os fonoaudiólogos com a realização dos exames para medir a audição e após, sob orientação médica, o uso de aparelhos auditivos. Essa adaptação do aparelho é toda feita por nós, porém é um trabalho conjunto com médicos na questão de que primeiro eles fazem a parte clínica e nós entramos com a solução”, afirma a fonoaudióloga.


Como são feitos os testes?
Na Girardi Fonoaudiologia, os atendimentos vão desde o recém-nascido até o idoso, e são oferecidos diversos serviços, dentre eles, exames de audiometria tonal e vocal, imitânciometria, emissão otoacústica, triagem auditiva neonatal (popular teste da orelhinha), audiometria ocupacional e exame do processamento auditivo central. “Contamos com a revenda exclusiva de aparelhos auditivos Rexton, única em Frederico Westphalen, aparelhos auditivos modernos de alta tecnologia, invisíveis e de adaptação instantânea, podendo o paciente levar o aparelho auditivo para testar no conforto do seu lar, com todo nosso suporte”, detalha Danielle.

O que fazer para evitar perdas auditivas?
Segundo a fonoaudióloga, hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e exercícios físicos, são muito importantes para evitar perdas auditivas. Além disso, é indispensável ter muito cuidado com os fones de ouvido em volume muito alto, e trabalhos em que a pessoa fica exposta a sons e ruídos altos e vibração. “Por exemplo, na indústria é obrigatório o uso de protetores auditivos, pois a exposição a ruído sem proteção pode causar perda auditiva. Músicos, pilotos de avião, todo ruído em excesso pode afetar. Os jovens hoje em dia também usam muito fone de ouvido em volume alto e isso pode causar perda no futuro. O recomendado é sempre deixar o volume pela metade. Já nos idosos, vai ocorrendo a perda auditiva típica do avanço da idade, por isso assim que se começar sentir dificuldades na audição é necessário intervir o quanto antes para tentar estabilizar”, explica a fonoaudióloga. 

As fonoaudiólogas 
Debora Girardi (CRFa 8611/RS) – Especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional.
Danielle E. Girardi (CRFa 9724/RS) – Especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional, e pós-graduanda em Fonoaudiologia do Trabalho.

Onde estamos?
Girardi Fonoaudiologia, Avenida Luiz Milani, 1269, Centro de Frederico Westphalen, próximo ao Hospital Divina Providência. 
Telefone: (55) 3744-2059

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU