Publicidade
Educação
UFSM/FW celebra 15 anos neste mês
Novo site e concurso de desenhos estão entre ações comemorativas
Por: Cíntia Henker
Publicado em: quinta, 07 de outubro de 2021 às 09:16h

O campus frederiquense da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) completa no dia 16, seus 15 anos de atuação. Atualmente, quem está à frente da instituição é o diretor Braulio Caron e a vice-diretora Eliane Santos. 
No decorrer desses anos, a UFSM/FW já desenvolveu 59 projetos de ensino, 495 de pesquisa e 235 de extensão. “Atualmente, contamos com a colaboração de 90 professores, 51 técnicos-administrativos, 31 colaboradores terceirizados, 1.353 estudantes de graduação e 66 de pós-graduação. Juntam-se a esses os mais de 2.740 estudantes, 43 docentes e 38 técnicos administrativos, que passaram pelo nosso campus em algum momento”, destaca Eliane. 
Neste momento de pandemia, as celebrações passam a ser restritas, mas a data não passará em branco. Dentre as ações comemorativas, está a realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, no dia 19 de outubro, que contará com a presença do reitor da UFSM, professor-doutor Paulo Afonso Burmann. 
Além disso, a direção e demais colaboradores desenvolveram um site comemorativo aos 15 anos, que já pode ser acessado pelo link ufsm.br/unidades-universitarias/frederico-westphalen/ufsm-fw-15-anos, no qual serão inseridos depoimentos e arquivos fotográficos referentes às memórias de cada cidadão com a relação à UFSM/FW. Estes, podem ser enviados para o e-mail [email protected]
– Brindamos, nesta expressiva data comemorativa, nosso agradecimento a todos que participaram da história da UFSM/FW, pois já somamos 15 anos de dedicação ao ensino, pesquisa e extensão, e desejamos vida longa e próspera à nossa instituição – ressalta Eliane. 

Publicidade


Calendário institucional 2022 
Como parte das comemorações de aniversário, também estão abertas as votações para o Concurso do Calendário 2022, que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de ações de promoção da cultura e da arte no ambiente escolar.
Para a produção dos desenhos foi realizada a apresentação do projeto aos alunos (entre 9 e 12 anos) de todas as escolas municipais de FW. Os alunos receberam um caderno de atividades e um vídeo sobre o patrimônio histórico-cultural da cidade. 
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) selecionou 43 desenhos para a etapa final, que está disponível na aba “Concurso Calendário”, no site de 15 anos da instituição. 
A votação ficará disponível até o dia 20 de outubro de 2021 e os desenhos também farão parte de uma exposição itinerante, que inclui a Expofred 2022. 
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU