Publicidade
Cultura
Cufa/FW promove Festival da Juventude em Nonoai
Atividades foram desenvolvidas durante o mês de setembro
Por: Joana Kraemer
Publicado em: sexta, 01 de outubro de 2021 às 09:01h
Atualizado em: sexta, 01 de outubro de 2021 às 09:05h

O mês de setembro foi marcado por diversas atividades do Festival da Juventude – edição 2021, promovida por meio do projeto “Núcleos de Inclusão Social – Cufa/Nonoai”, da Cufa/FW, em parceria com outros órgãos dos municípios. Durante o mês, o festival realizou a oferta de aulas de fotografia, grafite, cursos de capacitação profissional em escova e modelagem de cabelos, qualificação em técnicas de vendas, técnicas administrativas, serviços de supermercados, manicure e pedicure, pinturas de casas, além de oficinas de práticas de elaboração currículo, comunicação, oratória e palestras motivacionais. Ainda, os eventos reuniram crianças, adolescentes e jovens em palestras gratuitas, com importantes temáticas acerca de pautas e debates sociais conduzidos por diversos agentes culturais.

Publicidade

O Festival da Juventude é um evento voltado a crianças, adolescentes e jovens, que tem como principal finalidade a promoção de espaços de reflexão, diálogos, debates e capacitações, em torno de palestras, cursos, eventos e similares.

A manhã da última segunda-feira do mês de setembro, 27, foi marcada pela continuidade das atividades do Festival da Juventude com palestras promovidas pela Diretora do Departamento de Políticas para Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul, Bianca Feijó, que discursou, apresentando dispositivos que visam enfrentar a violência doméstica e da atleta da Seleção Brasileira de Futsal Feminino, Amandinha Futsal, que compartilhou sua trajetória profissional, história de vida, conquistas e desafios.

As ações também foram marcadas por palestras com Tiago Linck, o rapper Rafa Rafuagi, além de ações culturais em escolas públicas, oficinas e cursos de capacitação profissional.

O projeto conta com apoio financeiro e patrocínio da Foz do Chapecó Energia.

 

Capacitações

Além de desenvolver tais capacitações ao público, o Festival da Juventude também foi responsável por pensar a continuidade de ações socioculturais e sociais. Sua abertura foi marcada por reunir, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai, 80 lideranças da região, incluindo prefeitos municipais, conselheiros tutelares, integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, além do Deputado Estadual e representante da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, como Vice-Presidente, Beto Fantinel e, também, a Consultora da Área da Infância e Adolescência, Alda Detofol, onde foram debatidos temas acerca das perspectivas, abordagens e proteção às crianças e adolescentes.

O “Festival da Juventude – Edição 2021” é realizado por meio do projeto “Núcleos de Inclusão Social – Cufa Nonoai”, com organização da Cufa Frederico Westphalen em parceria com a Prefeitura de Nonoai, Secretaria Municipal de Assistência Social, Cras Nonoai, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nonoai – Comdican. Conta com o patrocínio da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó Energia.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU