O CTG Mate Amargo foi cenário de uma noite especial para o tradicionalismo de Erval Seco e região, com o baile de lançamento da 38ª Mateada e a escolha oficial das prendas que irão representar o evento neste ano. Realizado no último dia 5, o evento reuniu tradicionalistas, autoridades e membros da comunidade, que prestigiaram uma programação marcada pela emoção e pelo orgulho das raízes gaúchas.
Durante a cerimônia, o prefeito Eder Wink anunciou oficialmente a realização da 38ª Mateada, que acontecerá de 14 a 17 de agosto, na Praça do Imigrante. O presidente da comissão organizadora, Valdir Baltazar Figueiredo dos Santos, destacou o trabalho coletivo da comissão central e das subcomissões, que se dedicam desde o início do ano à organização da festa, reconhecida como Patrimônio Histórico Cultural do Rio Grande do Sul.
Prendas
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a divulgação das novas prendas da Mateada. Após passarem por provas escritas sobre o CTG Mate Amargo, a Escola Olívia de Paula Falcão, a história da Mateada e o tradicionalismo gaúcho, além de avaliações artísticas, foram anunciadas as representantes de 2025. Foram eleitas 1ª Prenda, Analy Becker; 2ª Prenda, Ana Laura Meireles Drumm e 3ª Prenda, Clara Luiza Bulegon.
As candidatas foram avaliadas por uma banca composta por cinco jurados ligados ao meio tradicionalista, nos quesitos dança, declamação, oralidade, desfile e simpatia. A noite também contou com apresentações das invernadas artísticas do CTG Mate Amargo, que encantaram o público, e o sorteio de uma anuidade de acampamento, premiando com gratuidade um dos participantes da próxima edição do evento.
Divulgação em Porto Alegre
As prendas da 38ª Mateada de Erval Seco participaram, na segunda-feira, 7, e na terça-feira, 8, de uma programação cultural e institucional em Porto Alegre, acompanhadas pela Comissão de Prendas, Comissão Central, equipe de comunicação, prefeito Eder Wink e a primeira-dama, Nicoly Magalhães Machado. A comitiva entregou convites oficiais do evento a autoridades como deputados Luiz Marenco, Delegada Nadine e Afonso Motta, além dos secretários Gilmar Sossela e Eduardo Loureiro, visitando a Assembleia Legislativa, o Palácio Piratini e a Casa Civil. Além disso, as prendas vivenciaram uma imersão no tradicionalismo gaúcho ao conhecerem locais históricos como a sede do MTG e o 35 CTG.