Professores, monitores e estagiários da rede municipal de ensino se reuniram na manhã da segunda-feira, 30 de junho, no Centro Cultural, para uma palestra que propôs uma profunda reflexão sobre os modos de compreender e respeitar a infância no ambiente escolar. O evento reuniu cerca de 80 profissionais da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de contar com a presença do prefeito Elton Tatto.
A formação foi conduzida pelas professoras Valeria Bertoletti Lopes e Natana Fussinger, que trouxeram à tona memórias afetivas, experiências de sala de aula e discussões sobre o papel do educador na escuta sensível das crianças — tudo isso sob o tema “Concepção de Criança e Infâncias”. Durante a atividade, os participantes também vivenciaram dinâmicas individuais e em grupo, refletindo sobre a importância de considerar a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem e sujeito de direitos.
– Pensar a infância como um tempo de plenitude e potência é essencial para uma educação que acolhe e respeita –, destacou uma das palestrantes. A formação reforçou a importância de práticas pedagógicas mais humanas, que reconheçam a diversidade das infâncias e incentivem ambientes escolares mais afetivos e significativos.
A iniciativa integra o cronograma de formações continuadas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, com foco na valorização do trabalho docente e no aprimoramento das ações pedagógicas.