Publicidade
Rural
Mais de 8,1 mil mudas de citros são entregues a agricultores de Planalto
Distribuição das mudas foi feita pelos extensionistas do Escritório Municipal da Emater em parceria com a Secretaria de Agricultura
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: quinta, 02 de setembro de 2021 às 16:58h
Atualizado em: quinta, 02 de setembro de 2021 às 17:03h

Apoiando os agricultores familiares envolvidos com a atividade da citricultura no município de Planalto, a Emater/RS-Ascar, por meio da equipe de extensionistas do Escritório Municipal, realizou no mês de agosto a entrega de mudas de citros aos agricultores que estão buscando ampliar ou dar início ao cultivo da citricultura. As mudas foram adquiridas de viveiro credenciado e registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Nós realizamos os pedidos para facilitar a organização e o controle de cultivares. O objetivo é que as famílias possam produzir frutas para geração de renda e melhoria de qualidade de vida”, comentou o extensionista rural, Doraci Bedin. 
Ao todo, foram entregues 8.145 mudas de laranja das cultivares Valência, Valência Late, Umbigo Baia, Salustiana e Laranja Monteparnaso. Na mesma carga, também foram entregues mudas de bergamota, das variedades Montenegrina Rainha, Ponkan, Murcot, Dekopon, Verona e BRS Hada. “Esse trabalho iniciou no ano de 2017 e, a cada ano, percebemos o aumento na diversificação de cultivares, aumento de área de citros individual e do número de produtores”, completou Bedin. 
A Secretaria Municipal de Agricultura colaborou com a ação, realizando o transporte das mudas da cidade de Planalto até as propriedades dos agricultores. A organização dos pedidos, recomendação da escolha de cultivares e informações de orientação técnica foram realizadas pela Emater/RS-Ascar.
 

Publicidade
Publicidade
Fonte: Emater/RS-Ascar Regional de Frederico Westphalen