Carlo Ancelotti, ex-comandante do Real Madrid, foi oficialmente apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira, 27. Sua apresentação, logo em seguida, foi marcada por elogios aos pentacampeões: tanto ao técnico, pentacampeão da UEFA Champions League como treinador - e vencedor de mais duas edições como jogador -, quanto à seleção canarinho, pentacampeã da Copa do Mundo. Ambos são os maiores vencedores das duas principais competições do futebol. Logo após, o italiano, fez a sua primeira convocação para os jogos contra Equador e Paraguai, destacada pela presença de Casemiro, Richarlison e Antony que voltam após mais de um ano e meio sem atuar pela equipe nacional.
Segunda Chance
Na sua estreia à frente da seleção brasileira, Carlo Ancelotti promoveu o retorno de três jogadores que participaram da Copa do Mundo de 2022, mas estavam fora das listas mais recentes. O principal destaque é o volante Casemiro, de 33 anos, que teve grande protagonismo sob o comando do técnico italiano no Real Madrid, campeão da Champions League na temporada 2021/22.
Richarlison, de 28 anos, que trabalhou com Ancelotti no Everton, da Inglaterra, entre 2019 e 2021, e Antony, de 25, que vive excelente fase após deixar o Manchester United rumo ao Betis, na Espanha, também voltarão a vestir a amarelinha com o novo comandante.
Meninos da Vila cortados?
Para os dois próximos compromissos da seleção canarinho nas Eliminatórias, os dois Meninos da Vila — como são conhecidos os jogadores formados nas categorias de base do Santos —, Neymar e Rodrygo, ficaram fora da convocação.
Carlo Ancelotti esclareceu, ao ser questionado, que a ausência de Neymar entre os 25 convocados nesta segunda-feira ocorreu por questões físicas. Além disso, revelou ter conversado com o atacante antes da divulgação da lista.
— Neymar teve uma lesão recentemente. Todos sabem que ele é um jogador muito importante e sempre será. No momento, temos muitos atletas com problemas físicos e que, por isso, não puderam ser convocados — explicou.
O técnico também ressaltou que Rodrygo foi vetado pelo mesmo motivo, assim como outros jogadores.
— No caso específico do Neymar, contamos com ele. O Brasil conta com ele. Ele voltou ao Brasil para jogar, para se preparar bem para a Copa do Mundo. Eu falei com ele antes, nesta manhã, para explicar isso. Ele está totalmente de acordo. Assim seguimos — acrescentou o treinador.
— O mesmo aconteceu com Rodrygo, Gabriel, Joelinton e Militão. O que quero dizer é que o Brasil tem muitos jogadores talentosos — completou.