Publicidade
Região
Cinco municípios da região têm pontos de exploração infantil
Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões, Palmeira das Missões e Iraí aparecem na lista
Por: Diego Macagnan
Publicado em: segunda, 26 de maio de 2025 às 15:23h
Atualizado em: segunda, 26 de maio de 2025 às 15:36h

Um levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou que cinco municípios da região apresentam pontos de vulnerabilidade à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes nas imediações da BR-386. A pesquisa integra a iniciativa Mapear, com dados referentes ao biênio 2023/2024, e faz parte da ferramenta SmartLab, projeto desenvolvido em parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Publicidade

Em todo o Estado, foram identificados 655 pontos vulneráveis à exploração sexual infantojuvenil, distribuídos em 120 municípios. Do total, 12 pontos apresentaram comprovação de ocorrência do crime. Na região, o município de Frederico Westphalen lidera o número de pontos de vulnerabilidade, com nove locais monitorados. Palmeira das Missões também aparece com nove registros. Seberi conta com cinco pontos mapeados, Boa Vista das Missões com dois e Iraí com um.

A pesquisa considera diferentes indicadores de risco, como a presença de pontos de prostituição nas margens das rodovias, ausência de iluminação, movimentação de caminhoneiros e a proximidade de estabelecimentos que oferecem serviços a transportadores. Os dados são utilizados por órgãos públicos para reforçar ações de prevenção, fiscalização e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em locais considerados críticos.

O número total de pontos monitorados no Estado diminuiu em relação ao biênio anterior (2021/2022), quando foram identificados 967 locais com risco. A redução, no entanto, ainda não representa garantia de segurança, especialmente nas regiões de passagem de cargas e tráfego intenso, como é o caso do trecho da BR-386 que cruza os municípios da região.

As informações completas estão disponíveis no portal da ferramenta SmartLab (https://smartlabbr.org), que reúne dados de diferentes fontes sobre trabalho decente, incluindo indicadores sobre trabalho infantil, exploração sexual, acidentes de trabalho e outras violações de direitos.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai