Foi realizada na quarta-feira, 21, a abertura oficial da Casa de Cultura Celso Augustinho Valduga, dentro da programação do 38º Carijo da Canção Gaúcha. O momento contou com a presença de Celso Valduga, que conduziu uma palestra sobre sua trajetória de vida e o Carijo.
A programação iniciou com a exposição de fotos e palestra sobre a atuação do homenageado. Em seguida, alunos da EMEF Ignácio Montanha declamaram a poesia “Que diacho! Eu gostava do meu cusco!”, de Alcy Cheuiche. Depois foi divulgado o Desafio de Criação de Artesanato Identitário, voltado para escolas e participantes da comunidade. Na sequência, ocorreu a chegada da Chama do Carijo.
A programação da Casa de Cultura segue até sábado, 24. Nesta quinta-feira, 22, estão previstas oficinas, apresentações de escolas e uma mostra fotográfica sobre os 75 anos do CTG 35. Na sexta-feira, 23, ocorrem oficinas, apresentações teatrais e rodas de conversa com participação de escolas. No sábado, 24, será realizado o lançamento de livros.
A Casa de Cultura integra as atividades paralelas do 38º Carijo da Canção Gaúcha, com foco em literatura, oralidade, artes visuais e música. Todas as ações ocorrem no Parque de Exposições de Palmeira das Missões.