O Governo do Estado do Rio Grande do Sul confirmou a liberação de aproximadamente R$ 6 milhões para a construção de uma ponte sobre o Rio da Várzea, ligando os municípios de Cerro Grande e Liberato Salzano, no norte do estado. Os recursos serão viabilizados por meio do Fundo de Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul (FUNRIGS), conforme comunicado oficial enviado pela Secretaria de Transportes e Logística ao prefeito de Cerro Grande, Álvaro Decarli.
Além da verba estadual, o projeto contará com uma contrapartida de R$ 1 milhão, a ser dividida entre os dois municípios. Os prefeitos Álvaro Decarli (Cerro Grande) e Gilson de Carli (Liberato Salzano) estão à frente da articulação conjunta e destacam a importância da obra para a integração regional e o fortalecimento da infraestrutura local. Segundo os gestores, a nova ponte representará um marco no desenvolvimento da região, ao facilitar o deslocamento entre as cidades, melhorar o escoamento da produção agrícola e promover maior integração entre os polos regionais de Erechim, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
"Este é mais um exemplo de que, por meio da união de esforços, conseguimos construir pontes no sentido literal e simbólico e impulsionar o crescimento da nossa região", afirmam os prefeitos. "Nosso objetivo é melhorar a infraestrutura viária e proporcionar mais qualidade de vida à população, fortalecendo a economia local e garantindo mais agilidade no transporte."
Apesar de ainda não haver uma data definida para a assinatura do convênio, os trâmites estão em andamento. A documentação está sendo finalizada para que o processo licitatório possa ser iniciado o quanto antes.
“Tanto nós como o Governo do Estado temos o maior interesse em dar celeridade à obra”, destacou o prefeito Álvaro Decarli. “Estamos confiantes de que, nos próximos dias, teremos a assinatura deste tão importante convênio.”