O grupo de mulheres que participou do curso de jardinagem promovido pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen viveu um momento especial nesta quarta-feira, 14. Atendendo a um pedido feito pelas alunas durante a formação, foi realizada uma visita técnica à Camargo Uvas e Vinhos, onde elas puderam observar de perto exemplos práticos de ajardinamento e melhorias de arredores nas propriedades.
A atividade teve como principal objetivo reforçar a importância de ambientes bem cuidados como forma de promover qualidade de vida e autoestima. “A vinda aqui no Camargo é uma visita. Posteriormente, a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar FW, Dulcineia Haas Wommer, vai trabalhar mais detalhadamente com elas. É importante valorizar um jardim bonito, nos sentirmos bem onde estamos”, destacou a extensionista de Bem-Estar Social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Vera Canzian, que coordenou o curso.
Além da visita, o encontro também contará com uma programação estendida no turno da tarde, com uma palestra sobre sexualidade ministrada por uma convidada do município de Caiçara. A ação envolveu entre 45 e 50 mulheres, incluindo participantes de grupos parceiros da Emater. A iniciativa teve apoio da Cresol, que custeou o almoço, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de FW (STR-FW), responsável pela contratação da palestrante.
Despedida
Para Vera Canzian, que se despede da Emater após anos de dedicação, a atividade teve um significado especial. “Esse é o último café que estou realizando na minha trajetória como extensionista social da Emater. Me sinto realizada, porque ainda me faltava fazer algo na área da sexualidade e conseguimos incluir isso neste evento. Quando vejo a alegria e a satisfação das mulheres, penso que cumpri minha função”, afirmou, emocionada.
Apesar dos desafios de aplicar o que foi aprendido nas propriedades, Vera acredita que a experiência servirá de incentivo para que as participantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos. “A gente sabe que todo mundo cuida do seu jardim, mas implementar o ajardinamento com técnica é um desafio. Essa visita mostra que é possível”, concluiu.