Publicidade
Mais conforto para o lar
Impermeabilização de estofados: durabilidade e proteção por mais tempo
A gerente e sócia-proprietária da Imperatriz dos Móveis, Jane Saraiva, explica como o procedimento contribui para deixar sofás livres de manchas e de odores desagradáveis
Por: Mariane Brandão
Publicado em: terça, 27 de abril de 2021 às 14:26h

Garantir um sofá com aparência de novo por mais tempo nem sempre é fácil, por isso a técnica da impermeabilização contribui para deixar o estofado livre de manchas e de odores desagradáveis. No período do outono/inverno, quando as temperaturas ficam mais baixas e a umidade do ar fica maior, o tecido impermeabilizante bloqueia a umidade em poltronas e sofás, evitando a proliferação de bolor e fungos.

Publicidade

Esse processo impermeabilizante gasta de 20 a 40 minutos, além de outras três horas de secagem, garantindo um resultado de proteção do estofado por até um ano.

Quando impermeabilizado, o tecido se torna “à prova d’água”, além de evitar a absorção de outros líquidos, como vinho, refrigerante, café e até mesmo substâncias gordurosas.

Segundo Jane Saraiva, da empresa Imperatriz dos Móveis, que também faz serviços nesse sentido, a impermeabilização é feita na própria empresa, por um funcionário qualificado para realizar o processo, já que a substância aplicada pode ser tóxica. “A impermeabilização age como uma capa protetora no tecido, mas não é perceptível ao passar a mão no estofado”, afirma.

Nem todos os tecidos aderem à impermeabilização, por isso é necessário que seja consultada uma empresa especializada antes do serviço. Alguns tecidos que não podem receber a impermeabilização incluem o PVC, o isocouro e o poliuretano.

Além disso, Jane faz um alerta sobre a eficiência da impermeabilização, já que, com o decorrer do tempo, quando o tecido impermeabilizado é limpo com muita frequência, pode diminuir a durabilidade do processo realizado.

Maior conservação do estofado

Por meio da impermeabilização, os móveis têm a sua vida útil ampliada, oferecendo também uma melhor aparência aos estofados. Outro benefício do processo impermeabilizante é a higienização do tecido, que garante a obstrução de ácaros e bactérias.

Tranquilidade para pets e crianças

A impermeabilização de sofás também é uma boa alternativa para quem possui crianças pequenas e quer evitar possíveis acidentes com mamadeiras e outros itens infantis. O processo impermeabilizante possibilita que a criança fique à vontade ao utilizar as poltronas, sem o risco de manchar ou sujar o tecido dos móveis.

O mesmo acontece com os pets, pois a impermeabilização dos estofados evita a absorção da urina de cães e gatos. Mas atenção, porque por ser ácido, o xixi dos animais de estimação pode atravessar a camada protetora.

Outras sujeiras, como pelos e rastros das patas dos bichinhos também podem ser facilmente limpas.

Fácil manutenção

Um tecido impermeabilizado facilita também a limpeza e manutenção do estofado, sendo necessário pouco esforço para a remoção de sujeiras. Como as substâncias acabam ficando apenas na superfície do móvel, um pano seco, um guardanapo ou o aspirador de pó acabam sendo suficientes para higienizar o sofá.

A praticidade reflete mesmo em sujeiras mais difíceis de serem removidas, que pode ser realizada com apenas algumas gotas de detergente neutro e um pano levemente úmido.

Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU