Frederico Westphalen irá viver momentos inesquecíveis no dia 16 de maio, com o retorno de uma das bandas mais amadas do país para um show no município. Os Paralamas do Sucesso retornam em 2025 para nova apresentação, desta vez, 100% beneficente, e que será em prol da Associação dos Deficientes Físicos (ADF). O evento vai ocorrer no parque de exposições, com uma previsão de reunir cerca de quatro mil pessoas.
A novidade foi confirmada pelo produtor da banda no Estado, Ivan Dill, da Planet Show Multieventos, que conheceu o funcionamento do Lar dos Deficientes a partir de uma história familiar. “É um trabalho diferenciado que vem sendo realizado ao longo dos anos, sendo que a entidade depende de doações. É uma das três casas que o Rio Grande do Sul possui neste formato de atendimento, com banheiros e quartos individuais”, destaca.
Em virtude desse diferencial e pelas dificuldades que o lar tem para se manter, Dill sentiu que precisava fazer algo pela associação frederiquense. “Como é a minha área, pensei porque não fazer um show totalmente beneficente? Assim que Os Paralamas receberam o convite, aceitaram e destinaram o cachê da banda totalmente à causa. Para eles é uma apresentação icônica, até porque é uma das principais bandas do país que tem uma pessoa com deficiência na sua liderança, o vocalista Herbert Vianna”, compartilha o empresário.
A ação já tem apoio do jornal O Alto Uruguai, entidades e outras empresas que irão patrocinar os demais custos, como iluminação, sonorização, camarim, hotel, entre outros, visando que toda a renda obtida com a venda dos ingressos seja realmente entregue ao Lar dos Deficientes. “A ideia é, todo ano, promover um show em prol da ADF. Para 2026 já temos confirmado o cantor Nando Reis. Queremos, se possível, anualmente, realizar uma programação que possa amenizar as dificuldades da associação, para que eles possam continuar desenvolvendo seu trabalho e com maior tranquilidade financeira”, revela Dill.
Sobre o Lar dos Deficientes de FW
Fundado em 8 de outubro de 1988, o Lar dos Deficientes Físicos de Frederico Westphalen, administrado pela Associação dos Deficientes Físicos (ADF), se dedica a oferecer acolhimento institucional a pessoas com deficiências físicas e leves limitações mentais, entre 18 anos e 60 anos. Atualmente, 11 acolhidos vivem no local, que se mantém por meio de doações da comunidade, contribuições dos acolhidos, renda gerada pelo brechó da instituição e parcerias com o setor público e privado.
A coordenadora da ADF, Cecília Pessotto, explica que o serviço prestado é de alta complexidade. “Nosso objetivo é assegurar qualidade de vida e bem-estar aos acolhidos, oferecendo atendimento personalizado, que vai além das necessidades básicas. Contamos com fisioterapia, atendimento social, oficinas de artesanato e atividades recreativas, promovendo a integração social e comunitária”, destaca Cecília.
A estrutura da instituição comporta até 20 pessoas, com 13 quartos equipados com banheiro, além de espaços como cozinha, lavanderia, refeitório, sala de fisioterapia, área de recreação e um amplo ambiente externo. No térreo, funciona a Clínica de Fisioterapia Vida, equipada para atender tanto os acolhidos quanto a comunidade, em parceria com o SUS.
Para manter o lar em funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, a ADF conta com sete funcionários. Apesar da dedicação da equipe, os desafios são constantes. “A maior dificuldade é manter a qualidade dos serviços com recursos limitados. Os custos são altos, e dependemos, exclusivamente, de doações e apoio de projetos. Cada ajuda recebida é crucial para a continuidade do nosso trabalho”, afirma a coordenadora.
Cecília ressalta que a essência do lar está em proporcionar mais do que acolhimento. “Aqui, formamos uma grande família. Este espaço não é apenas um abrigo, mas um verdadeiro lar para quem precisa de proteção, segurança e dignidade.”
Ingressos e mesas
– As vendas de mesas e ingressos iniciam na terça-feira, às 10 horas.
– Locais: Jornal O Alto Uruguai, Telecell Celulares, Academia Phisical Ou no site blueticket.com.br