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Educação
Alunas da 20ª CRE participam da 6ª edição do Festival de Invenção e Criatividade
Evento foi realizado no IFRS, em Porto Alegre, e integra a programação da 4ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa
Por: Redação
Publicado em: terça, 26 de novembro de 2024 às 16:19h

No dia 21 de novembro, alunas do Instituto Estadual de Educação Borges do Canto, de Palmeira das Missões, participaram da 6ª edição do Festival de Invenção e Criatividade (FIC), realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em Porto Alegre. O evento, que integra a programação da 4ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa e tem o apoio da Secretaria da Educação (Seduc), visa estimular a colaboração e a criatividade na educação.

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As alunas Aléxia Leiras Machado e Diully Caterina de Oliveira Perdonsini, do 4º ano do Ensino Fundamental, apresentaram o projeto "Leitura na Caixa: Um jeito diferente de despertar o interesse pela leitura". A professora Eneara da Costa Soares e a professora e embaixadora das Escolas Criativas, Francieli Lencina Petri Souza, também representaram a escola.

Francieli, que é embaixadora do programa, falou sobre a importância da participação no evento. Ela destacou que o projeto foi escolhido entre as 70 escolas do programa e que ele refletia a abordagem criativa adotada pela escola, que estimula a criação de atividades práticas e lúdicas.

Diully compartilhou sua experiência de aprendizado no evento, dizendo que gostou muito da feira e de tudo o que aprendeu. Aléxia ressaltou que a feira incentivou os alunos a desenvolverem sua criatividade, e explicou que o projeto tem o objetivo de tornar a leitura mais acessível e interessante utilizando diferentes tipos de materiais.

O Instituto Borges do Canto faz parte do Programa Escolas Criativas, uma iniciativa da Seduc. Lançado em 2021, o programa é baseado na metodologia de Aprendizagem Criativa, que busca incentivar a inovação no ambiente escolar. O programa envolve atualmente 70 escolas da Rede Estadual, com mentorias para professores e gestores, focadas em criar trabalhos colaborativos e atividades práticas, promovendo o erro como parte do processo de aprendizagem.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da 20ª CRE