Em encontro realizado na sede da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), em Seberi, no dia 24 de outubro, foi apresentado o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cigres). O documento é atualizado a cada quatro anos conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei 12.305/2010.
Basicamente, o plano é dividido em duas etapas. O diagnóstico compreende apresentação do levantamento das informações referente a realidade dos municípios que compõem o consórcio e o Cigres. Já o prognóstico é a etapa onde são delimitados os programas, projetos, ações, metas, comparativos – com indicadores de maneira qualitativa e quantitativa –, mensurando os resultados.
Na oportunidade, foram apresentados os resultados e as diretrizes do consórcio, proporcionando a participação dos gestores públicos e técnicos das diversas áreas com intuito de otimizar os processos entre municípios e o Cigres, Objetivo é criar mecanismos que venham a contribuir com o desenvolvimento regional de maneira sustentável.
O presidente do Cigres, prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, destaca que o consórcio trabalha para oferecer soluções práticas e eficientes aos municípios consorciados, visando a destinação correta dos resíduos, preservando o meio ambiente e gerando economia aos cofres públicos.