Publicidade
Katia Helena Vissoto
Uma jornada de amor e cuidados
Por: Susi Cristo
Publicado em: quinta, 03 de outubro de 2024 às 17:40h
Atualizado em: quinta, 03 de outubro de 2024 às 17:48h

Em um mundo cada vez mais acelerado, a busca por cuidados naturais para a saúde ganha cada vez mais força. E é nesse contexto que a naturopatia, com seus princípios, se sobressai. Em Rodeio Bonito, uma profissional que se destaca por sua dedicação e amor à profissão é a Kátia Helena Vissoto, que há 20 anos dedica sua vida a cuidar do bem-estar das pessoas de forma natural.
– Minha primeira formação foi em Massoterapia, pela Escola Talendarma, em Passo Fundo, onde me formei em 2004. Ao longo desses 20 anos, tenho transformado a vida de milhares de pessoas com o meu trabalho. Em 2013, realizei uma transição de carreira para a formação em Naturopatia. Além disso, em 2017, concluí uma segunda graduação. Possuo inúmeras especializações em comportamento humano, emocional e espiritual, ozonioterapia, doenças autoimunes e degenerativas, biorressonância, aperfeiçoamento em coluna, entre outras. Com orgulho, sou naturopata e cuido da saúde das pessoas”, conta Katia.

Publicidade

Com um toque natural 
Ao longo de duas décadas, Kátia acompanha a evolução da naturopatia. “Quando comecei com a massoterapia, a naturopatia era pouco conhecida. Hoje, as pessoas estão mais abertas e buscam cada vez mais tratamentos naturais. Isso me deixa muito feliz, pois significa que as pessoas estão buscando uma vida mais saudável e equilibrada. Atendo pessoas que desejam uma qualidade de vida saudável, por meios naturais e integrativos, sem intervenções cirúrgicas ou medicações químicas”, afirma.
Seu trabalho abrange uma ampla gama de tratamentos, desde a alimentação saudável até a fitoterapia. “Cada pessoa é única e precisa de um tratamento personalizado. Em um primeiro momento é necessária uma consulta avaliativa clínica, para que seja possível determinar um protocolo direcional. Assim, são sugeridas formas terapêuticas, prescrições de protocolos, além de terapias integrativas, quando necessário”, explica a profissional, que é frederiquense, mas há 22 anos reside em Rodeio Bonito.
Ainda, segundo Katia, a busca pelo bem-estar físico e mental deve ser constante. “Meus irmãos e eu fomos criados sem medicações químicas; até hoje, não sei o que é antibiótico. Não faço vacinas, não utilizo anticoncepcional, utilizo apenas plantas medicinais, vitaminas e minerais, para que meu corpo se reequilibre de forma natural. Além disso, acredito que o cuidado com o espírito é fundamental, e para isso, mantenho uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos”, frisa.

Inspirações
Katia conta que no primeiro contato com massoterapia, já foi um “amor à primeira vista” e as inspirações no seu trabalho vem da época da avó. “Lembro que nada me chamava atenção, até quando um dia, quando fui ao salão de uma amiga, vi um certificado dela de massoterapeuta. Na época era uma profissão pouco conhecida na época, há 20 anos, e fui pesquisar. Identifiquei-me e fui atrás do curso, fiz e percebi que a minha alma havia encontrado o caminho para ser terapeuta e servir o outro. Com o passar do tempo, compreendi meu passado e meu propósito de vida. Minha avó Helena era curandeira, benzedeira e parteira. Ela tratava toda a família e as pessoas da comunidade com diversas técnicas terapêuticas, utilizando xaropes, chás, para o tratamento das doenças, e utilizava a técnica de aterramento para quando as pessoas levavam choques. Acredito que esse meu propósito já estava alinhado”, relembra. 

Apoio e sonhos
A história de Kátia é um exemplo inspirador de dedicação e amor pela naturopatia. E para que essa sua jornada se consolide ainda mais, ela conta com o apoio fundamental de toda a família. “Tenho apoio dos pais, irmãos, tias. Meu esposo Rogério, o meu filho Eduardo e a minha nora Stéfani são os meus maiores motivadores também. Sempre mantive o equilíbrio entre minha profissão, vida social, família e espiritualidade, pois acredito que para tudo há seu tempo, hoje, também com o apoio deles, me realizo”, acrescenta.
E quanto aos sonhos, Katia diz que o seu maior ainda está por vir. “Quero muito abrir uma clínica onde eu possa internar as pessoas para realizar tratamentos de limpezas e desintoxicação. Sonhar e projetar dentro dessa área significa muito mais do que apenas seguir uma profissão; é abraçar uma filosofia de vida e um compromisso com o bem-estar integral do ser humano”, finaliza.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai