Publicidade
Política
Deputado propõe proibição do uso da linguagem neutra nas escolas
Documentos oficiais, provas, material didático e comunicados internos deverão seguir o padrão da norma culta da língua portuguesa
Por: Lavínia Machado
Publicado em: quinta, 12 de agosto de 2021 às 10:30h

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP) protocolou na terça-feira, 10, o Projeto de Lei (PL) 2759/2021, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), para proibir a utilização da linguagem neutra nas redes pública e privada de ensino. Pela proposta, documentos escolares oficiais, provas, material didático e comunicados internos deverão seguir o padrão da norma culta da língua portuguesa. 
A iniciativa é uma reação ao ocorrido recentemente em uma escola de Porto Alegre, que enviou material chamando estudantes de “alunes” e “alunxs”, sendo alvo de muita reclamação e duras críticas por parte dos pais. “Temos problemas mais do que suficientes em nossa educação, a pandemia só ampliou esse fosso entre a escola pública e privada. Tudo o que não precisamos nesse momento é inventar uma nova gramática. Por isso, estamos colocando em lei algo que deveria seguir o bom senso, justamente para que isso não se repita e seja punido com rigor pelas autoridades educacionais”, destacou Goergen.
Para o parlamentar, a escola tem a obrigação de seguir as regras gramaticais da língua portuguesa. “Não podemos aceitar outra coisa senão a aplicação correta do gênero, número e grau nos comunicados e deveres escolares. A escrita coloquial ou neutra pode ser praticada em qualquer outro local, menos dentro da sala de aula. Já temos ambientes suficientes de deseducação e doutrinação”, frisou Goergen. 
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações Ascom deputado federal Jerônimo Goergen
Vitrine do AU