Publicidade
Saúde
Morador de FW toca “sino da vida” após concluir tratamento em Passo Fundo
Gustavo Koop Peretto, de apenas três anos, era paciente oncológico infantojuvenil no HSPV
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 13 de setembro de 2024 às 15:33h
Atualizado em: sexta, 13 de setembro de 2024 às 15:37h

No mês de conscientização do câncer infantojuvenil, através da campanha Setembro Dourado, quatro pacientes do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, tiveram a felicidade de serem protagonistas da cerimônia que representa o fim do tratamento contra a doença: o toque do Sino da Vida.
Anthony Gabryell Saldanha, de 4 anos; Arthur Luiz Schapanski, de 8 anos; Gustavo Koop Peretto, de 3 anos; e João Gambato Formagini, de dois anos, fizeram o badalar ressoar nos corredores do Centro Oncológico Infantojuvenil. O momento, marcado por muita emoção, foi prestigiado por familiares, médicos, equipe multiprofissional e demais colaboradores.

Publicidade

Gustavo, que é morador de Frederico Westphalen, foi uma das crianças que tocou o sino após lutar contra um hepatoblastoma, um tipo de tumor no fígado. “Nós, enquanto mães, não podemos perder a fé e precisamos confiar nos médicos. Graças a Deus vencemos e estamos aqui para tocar com força o Sino da Vida”, afirmou a mãe Taline.

O Sino da Vida

O toque do Sino da Vida é uma cerimônia muito aguardada pelos pacientes e familiares, pois marca o fim do tratamento contra o câncer. No mês de agosto, cinco ex-pacientes também participaram da celebração. “A cerimônia do sino é um momento de muita emoção e gratidão. Ver crianças e adolescentes celebrando o fim do tratamento oncológico reforça a importância do nosso Centro e de mantermos um atendimento especializado, humanizado e de excelência”, afirmou o coordenador do Centro Oncológico, Dr. Pablo Santiago.

O Centro Oncológico

Desde 2016, o Centro Oncológico Infantojuvenil é referência para uma população superior a dois milhões de habitantes, de 226 municípios das regiões norte e missioneira. A estrutura física possui Ambulatório, Espaço Lúdico, Unidade de Internação para a Oncologia Infantojuvenil e uma brinquedoteca.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom HSVP