Publicidade
Novidades
Palmeira das Missões cria moeda digital própria
Tacuapi será usado pela comunidade no comércio local
Por: Susi Cristo
Publicado em: quarta, 14 de agosto de 2024 às 09:46h
Atualizado em: quarta, 14 de agosto de 2024 às 09:48h

O município de Palmeira das Missões idealizou uma alternativa para incentivar a circulação de dinheiro dentro da cidade, criando a sua própria moeda digital, o Tacuapi. No tupi-guarani, Tacuapi é uma referência à primeira bomba de chimarrão utilizada pelos indígenas, e o nome foi escolhido para homenagear a história da cidade, que teve sua fundação atrelada ao comércio de erva-mate.
Um Tacuapi equivale a R$ 1 e pode ser convertido para o real, ou seja, não é como uma criptomoeda, cuja cotação é atrelada à demanda e à oferta, mas como uma moeda digital que equivale ao dinheiro em circulação no país. Para usar, é preciso ter uma conta digital pré-paga no Banco Municipal Popular de Palmeira das Missões, que também foi criado por meio da Lei nº 6.214/2024.
A iniciativa de criar uma moeda digital própria foi proposta pela prefeitura, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada em 31 de julho deste ano. A expectativa é que, com a adesão da população, pagamentos como auxílios do governo possam ser feitos na nova moeda.
Agora, a prefeitura desenvolve um cronograma de atividades, que inclui a contratação da empresa para operacionalizar o banco e a moeda digital. A estimativa é que a moeda possa operar na cidade entre o fim de 2024 e início de 2025.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai