Publicidade
Aplicativo
Pagamentos do Pix pelo WhatsApp devem iniciar neste mês
Implementação da funcionalidade visa facilitar as transferências para consumidores
Por: Daiane Pereira
Publicado em: quarta, 04 de agosto de 2021 às 14:09h
Atualizado em: quarta, 04 de agosto de 2021 às 14:13h

O Banco Central (BC) anunciou mudanças na regulamentação do Pix, que irá ser ampliado para que aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, passem a usar o serviço e ofereçam aos usuários a opção de pagamentos instantâneos. 
De acordo com o BC, as instituições participantes do Open Banking que queiram fazer parte do sistema devem fazer a implementação da funcionalidade até o dia 30 deste mês.
Atualmente, quando os consumidores querem fazer um Pix é necessário entrar no aplicativo do banco para realizar a transferência. Com o iniciador de pagamentos proposto pelo BC isso não será mais preciso. A ideia é que com essa opção o serviço e comércios on-line facilitem o processo do pagamento instantâneo.

Publicidade

Como será feita essa integração?
A opção deve funcionar apenas para iniciar um pagamento entre as duas partes. Por exemplo, se o cliente estiver em uma conversa com um amigo no WhatsApp, existe a possibilidade de iniciar um pagamento por meio do Pix dentro do próprio aplicativo de mensagens, não tendo necessidade de abrir o aplicativo do banco. Assim, apenas a autenticação de quem envia o dinheiro seria feita no app do banco, e o WhatsApp direciona o cliente para a página de autenticação.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU