Publicidade
Meio ambiente
Pampa é o bioma brasileiro menos protegido
Seminário revela dados críticos sobre conservação ambiental
Por: Julia Cechin
Publicado em: quarta, 24 de abril de 2024 às 16:23h
Atualizado em: quarta, 24 de abril de 2024 às 16:26h

Além de ser o menor bioma do Brasil, o Pampa, que ocupa 63% do território gaúcho, também é o bioma menos protegido pelas unidades de conservação do país. O dado foi revelado no seminário técnico-científico promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para debater a elaboração de um plano de prevenção e controle do desmatamento do bioma.

Publicidade

João Paulo Capobianco, secretário-executivo do ministério, apontou que a região possui somente 49 unidades de conservação, que alcançam menos de 4% de sua extensão e cerca de 17,6 milhões de hectares.

– O Pampa, assim como o Pantanal, tem uma vocação para uma pecuária ecologicamente sustentável. Isso deve ser fortalecido, mas, evidentemente, temos que evitar a expansão e a substituição dos campos naturais por plantios agrícolas, que podem de fato comprometer o conjunto do bioma – reforça Capobianco.

O seminário é o primeiro passo para a elaboração do plano de enfrentamento da supressão da vegetação nativa. Após os debates, uma proposta deve ser submetida à consulta pública para que os planos pensados para cada um dos biomas sejam lançados pelo governo federal.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Agência Brasil
Vitrine do AU