Publicidade
UFSM
Estação de Tratamento de Efluentes e Sala de Inovação são inauguradas em FW
Projeto foi oficialmente apresentado a convidados na manhã desta sexta-feira
Por: Susi Cristo
Publicado em: sexta, 19 de abril de 2024 às 14:30h
Atualizado em: sexta, 19 de abril de 2024 às 14:33h

O campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Frederico Westphalen, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 19, duas importantes obras no município, a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e a Sala de Inovação. Estiveram presentes no momento, a vice-reitora da UFSM, professora-doutora Martha Bohrer Adaime, a comunidade acadêmica da UFSM-FW, autoridades e representantes de entidades locais.
O projeto da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) foi idealizado a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária. A engenheira ambiental e sanitarista e mestranda, Gabriela Anzanello, foi quem esteve à frente da construção e, segundo ela, a instalação e operação da ETE é, além de um grande avanço para a pesquisa, um importante marco para a região, trazendo à tona discussões de extrema relevância sobre tratamento de efluentes, saneamento básico e sustentabilidade, como um todo.
Atualmente, o monitoramento e as pesquisas são conduzidos pelo Grupo de Estudos em Saneamento Rural (Gesar), que conta com diversos professores do campus, alunos da pós-graduação e graduação. Além disso, várias parcerias têm sido estabelecidas para projetos com grupos de pesquisa e professores de diferentes áreas de atuação, tanto da UFSM-FW quanto de outras instituições. 
A principal etapa de tratamento da ETE é constituída de Wetlands Construídos de Fluxo Vertical (WCFV), uma tecnologia de baixo custo de operação, fácil manutenção e que atinge excelente eficiência de tratamento, sem contar o embelezamento e harmonia paisagística. Já a Sala de Inovação foi criada para proporcionar um ambiente dedicado à promoção da criatividade, da colaboração e do desenvolvimento de soluções inovadoras. Trata-se de um espaço projetado para estimular a geração de ideias inovadoras, a experimentação e a interdisciplinaridade entre alunos, professores e pesquisadores, assim como membros da comunidade externa à UFSM-FW. Além disso, a sala é voltada para a realização de palestras, seminários, capacitações, treinamentos, workshops, atividades de networking e outros eventos ligados à inovação e ao empreendedorismo. 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU