Publicidade
Agricultura familiar
Cases de sucesso de Vale-Feira são explanados em seminário em FW
No evento, representantes de municípios da região apresentaram diferentes projetos desenvolvidos sobre o tema
Por: Julia Cechin
Publicado em: quarta, 17 de abril de 2024 às 17:13h
Atualizado em: quarta, 17 de abril de 2024 às 17:49h

Com foco nas iniciativas que objetivam fortalecer as feiras do produtor na região, e buscando estimular novos mercados de agricultura familiar, aconteceu nesta quarta-feira, 17, na Câmara de Vereadores de FW, o Seminário Mercados para a Agricultura Familiar: Experiências de Vale-Feira. O evento foi uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Regional de Frederico Westphalen e da sua Unidade de Cooperativismo (UCP).
No seminário aconteceram quatro falas sobre casos de sucesso envolvendo o uso de Vale-Feira em diferentes municípios da região, objetivando inspirar e servir de exemplo aos presentes. O primeiro case exposto, da cidade de Santiago, foi o projeto Pila Verde, que estimula a troca de lixo orgânico por cédulas que têm poder de compra nas feiras de agricultura familiar da cidade. 
O propósito do projeto, de acordo com o prefeito da cidade, Tiago Gorski Lacerda, é incentivar a separação e destinação correta do lixo orgânico no município. Lacerda também apontou que, só em fevereiro de 2024, foram recolhidos mais de 500 kg de resíduos orgânicos. Após o sucesso do Pila Verde foi criado também o Pila Azul, seguindo com a mesma proposta de seu antecessor, mas desta vez com foco no lixo seco.
Outro exemplo positivo apresentado no seminário vem da cidade de São José do Herval, o Vale-Feira. O projeto oferece um cupom no valor de R$ 50, destinado a famílias em vulnerabilidade social, que pode ser usado para comprar itens na feira do produtor da cidade. Na oportunidade, a extensionista do Escritório Municipal da Emater, Laurita Zanotelli Scalco, explicou que as famílias comtempladas são escolhidas com base em critérios de seleção e que os recursos para a manutenção do Vale-Feira são provenientes da Secretaria da Assistência Social.
A agência Sicredi de São José do Herval é um dos apoiadores da iniciativa e disponibiliza produtos materiais, como mesas, aventais e bonés, para que os produtores possam expor seus produtos na feira.
Na oportunidade, a Cresol Raiz também falou sobre o seu projeto Vale-Feira do Produtor, que promove o desenvolvimento da economia local e fortalece a agricultura familiar da cidade. O benefício da empresa é um incentivo para que os colaboradores consumam os produtos provenientes da agricultura familiar da cidade.
Por último, o case exposto foi o uso do aplicativo Papayas, que oferece uma solução tecnológica para o Vale-Feira. Assim como funciona no Vale-Alimentação, por meio do Papayas, a empresa disponibiliza um valor mensal de benefício para cada colaborador, que pode acessar uma rede de agricultores orgânicos no app e comprar alimentos diretamente do produtor.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU