Publicidade
Ensino
Projetos da UFSM-FW estão na final de competição nacional
Iniciativas de estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas concorrem na fase regional da Expocom Sul 2021
Por: Daiane Pereira
Publicado em: quinta, 29 de julho de 2021 às 13:37h
Atualizado em: quinta, 29 de julho de 2021 às 13:40h

Dois projetos de extensão dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen (UFSM-FW), estão na final da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação 2021, a Expocom Sul. Realizado anualmente, o evento é direcionado aos estudantes de instituições de ensino superior dos três Estados do Sul do Brasil, e premia os melhores trabalhos experimentais produzidos pelos acadêmicos no campo da comunicação.

Publicidade

Aula on-line para todo o país
O projeto “Aula Integrada dos Cursos de Relações Públicas”, realizado de forma híbrida em 13 de outubro de 2020, está entre os projetos selecionados pela Expocom Sul, na categoria “Organização de Evento”. A atividade consistiu em um evento on-line e presencial, que teve a participação de mais de 200 pessoas de todos os Estados brasileiros, e tratou de temas diversos sobre a área. O projeto foi coordenado pela professora-doutora Lana Campanella e teve colaboração da professora-doutora Karen Kraemer, mas também conta com a participação de alunos, que atuam como bolsistas e voluntários.

Checagem contra as notícias falsas
Já o projeto desenvolvido no curso de Jornalismo recebe o nome de “Checagem Da Hora no Combate à desinformação”. O trabalho foi coordenado pela professora-doutora Luciana Carvalho e foi indicado na categoria “Agência/Escola de Jornalismo” à final da Expocom. Nas atividades, os alunos – sejam eles bolsistas ou voluntários – se dividem em equipes, fazem a apuração dos conteúdos e produzem reportagens para diferentes formatos. O projeto abrange a região de Frederico Westphalen, combatendo a desinformação e seguindo procedimentos e princípios éticos do jornalismo.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU