Publicidade
Segurança
Operação Simultânea vai reunir polícias de três países
Reunião preparatória estabeleceu estratégias do trabalho que visa coibir crimes transfronteiriços
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 08 de março de 2024 às 09:35h
Atualizado em: sexta, 08 de março de 2024 às 09:38h

O Comando-Geral da Brigada Militar realizou, na quarta-feira, 6, em Santa Rosa, encontro que marcou mais uma etapa preparatória da Operação Simultânea 2024, que vai reunir as polícias do Brasil, Argentina e Uruguai. O evento contou com a presença do subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, que é o coordenador estadual da operação.

Publicidade

O trabalho vai ter foco na prevenção e na repressão dos crimes transnacionais na faixa de fronteira e nas divisas estaduais. Ainda, haverá emprego de grande efetivo e intercâmbio de inteligência policial entre os países participantes.

Conforme dados apresentados pelo comandante do CRPO-Fronteira Noroeste, coronel Átila M. Pezzetta, os prejuízos econômicos de correntes do ingresso de produtos ilegais no brasil chegam a R$ 400 bilhões ao ano, o que equivale a 4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Integram a operação, pela Brigada Militar, os comandos regionais da Fronteira Noroeste, Fronteira Oeste, Extremo Oeste, Missões, Alto Jacuí, Sul e outros comandos e batalhões. Ainda participam, unidades do Exército Brasileiro, da Polícia Civil do RS, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Comandos regionais e unidades das polícias militares dos Estados de Santa Catarina e Paraná, bem como das polícias das Províncias de Missiones e Corrientes, da Gendarmeria Nacional e da Prefeitura Naval da República Argentina e unidades da Polícia Nacional da República do Uruguai também integram as forças.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU