Publicidade
Rural
Dia da Suinocultura é celebrado com aumento no consumo e exportações recorde
Mais conscientes em relação à qualidade da carne de porco, somando-se ao atual cenário econômico, brasileiros estão levando mais derivados dos suínos para a mesa
Por: Redação
Publicado em: sábado, 24 de julho de 2021 às 08:38h
Atualizado em: sexta, 23 de julho de 2021 às 17:49h

Chegou a vez da carne suína. Apesar de ser a carne mais consumida do mundo, no Brasil a proteína do porco por muito tempo foi vista com preconceito, mas a julgar pela qualidade e minucioso controle sanitário na produção deste alimento, os números serão cada vez mais positivos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consome, em média, 16,86 quilos de proteína por ano. De julho de 2020 a janeiro deste ano, as compras de carne suína nos supermercados brasileiros cresceram 80%, aponta a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).
As exportações da carne de porco in natura e processada também se destacam. O Brasil é o quarto principal país produtor de carne suína do mundo e o envio aos mercados externos chegou a somar 351,8 mil toneladas entre janeiro e abril de 2021. O resultado equivale a uma alta de 25,3% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Confira mais informações sobre o Dia do Suinocultor e a homenagem do programa SuperAgro no Caderno Especial do Agricultor e do Motorista na edição deste sábado, 24.
 

Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU