Publicidade
Região
Vista Alegre: Escola Machado de Assis promove ações durante o semestre
Atividades tem o objetivo de aproximar a comunidade escolar dos alunos
Por: Joana Kraemer
Publicado em: quinta, 22 de julho de 2021 às 17:43h
Atualizado em: quinta, 22 de julho de 2021 às 17:48h

Assim como a grande maioria das instituições de ensino da região, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, de Vista Alegre, precisou criar novas formas de atrair a atenção dos alunos durante as aulas remotas, que tiveram que ser inseridas no cotidiano por conta da pandemia. No município, as aulas presenciais foram retomadas no dia 10 de maio, sendo que participam de forma presencial os alunos que foram autorizados pelos pais.

Publicidade

Apesar dos desafios com o uso de uma nova plataforma de ensino – o Google Meet –, o educandário promoveu diversas ações para fechar o semestre de uma forma bem lúdica. Ainda no mês de abril, em comemoração à Páscoa, os alunos foram incentivados a gravarem um vídeo cantando ou prestando algum tipo de homenagem. A ação também foi proposta no Dia Mundial da Saúde, celebrado também em abril, assim como no Dia Nacional do Livro Infantil, com a participação e o engajamento dos estudantes no Facebook e Youtube da escola.    

Uma data muito importante para a comunidade escolar da Machado de Assis sempre foi o Dia das Mães, e para que a comemoração não passasse em branco, a direção, coordenação e professores compraram mimos, entregues a todas as mães dos alunos matriculados. Além disso, foi feita uma feijoada, para angariar fundos à escola. Já no mês de junho, a Semana do Meio Ambiente foi marcada por uma caminhada ecológica, nos arredores da instituição de ensino, onde recolheram o lixo das vias públicas. No dia, os alunos receberam mudas de árvores frutíferas e foi realizado o plantio de algumas espécies na escola.

Sempre incentivando a curiosidade dos seus estudantes, os professores da Machado de Assis também desenvolveram, durante o semestre, expedições investigativas com as turmas, para trabalhar os projetos do programa “A União Faz a Vida”. Na ocasião, foram assistidos aos espetáculos teatrais do Porto Verão Alegre, que serviu como subsídio para serem incluídos no planejamento escolar.

Outra atividade que neste ano precisou ser adaptada, segundo a direção do educandário, foi a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), onde os alunos estão tendo a oportunidade de participar de suas casas, devido ao distanciamento social.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU