Publicidade
Tratativas
Prefeito de Rodeio Bonito participa de audiência na Fepam
Encontro foi para tratar sobre a liberação dos garimpos na região
Por: Susi Cristo
Publicado em: quinta, 14 de dezembro de 2023 às 09:19h
Atualizado em: quinta, 14 de dezembro de 2023 às 09:26h

Um grupo de autoridades e lideranças, formado por deputados estaduais, assessores, prefeitos, presidente da Coogamai, Nilvo Antonio Zatti, e proprietários de garimpos, estiveram reunidos na manhã de terça-feira, 12, com o diretor-presidente da Fepam, Renato Chagas. O objetivo foi pedir agilidade nas licenças de operação da fábrica de pólvora, construída recentemente pela Coogamai e associados. Esta medida irá permitir agilidade no retorno às atividades, paralisadas há mais de quatro meses. 

Publicidade

O grupo explicou ao presidente da Fepam, que a intervenção trouxe enormes prejuízos e problemas sociais, como perda de renda, desemprego e o comércio que sente muitas dificuldades em seguir de portas abertas, especialmente em Ametista do Sul, que tem na extração sua principal atividade econômica. O diretor-presidente da Fepam disse que vai tratar do tema com urgência, pois o assunto requer, mas não fixou o prazo para a expedição das licenças de operação.

O prefeito de Rodeio Bonito, Paulo Duarte, integrou a comitiva e destacou a importância do setor garimpeiro para o município e região, bem como a preocupação da administração municipal para com os trabalhadores e suas famílias. Duarte adiantou que o município de Rodeio Bonito está preparando a doação de uma nova remessa de cestas básicas aos garimpeiros, repetindo a ação que já fez, preocupado com a sustento das famílias que dependem desta atividade para a sua subsistência. “Queremos, neste momento, deixar uma mensagem de otimismo a todos os garimpeiros, salientando que esta classe, assim como todas as demais, conta com o nosso apoio. Esperamos que, em breve, possam retomar as suas atividades, tendo reestabelecido o seu direito ao trabalho e a dignidade das famílias”, frisa Duarte.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações de Edevaldo Stacke/Ascom Rodeio Bonito
Vitrine do AU