Publicidade
Atividades
Tecnologias e inovações na olericultura são destaques de dia de campo em FW
Por: Thaane Otero
Publicado em: sexta, 01 de dezembro de 2023 às 14:44h
Atualizado em: sexta, 01 de dezembro de 2023 às 14:51h

Apresentar as novidades em tecnologias e inovações para sistemas de produção de hortaliças na agricultura familiar foi o foco do dia de campo realizado nesta terça-feira, 28, no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), em Frederico Westphalen. Participaram da atividade associados de cinco cooperativas da região, feirantes, extensionistas rurais e estudantes da área das ciências agrárias.
O evento técnico foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), através do Escritório Municipal, Unidade de Cooperativismo e Escritório Regional de Frederico Westphalen, juntamente com o IFFar e Coopraff, com apoio da Embrapa Clima Temperado de Pelotas.
Tecnologias e inovações para sistemas de produção de hortaliças foi o tema abordado pelo pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Lírio José Reichert. O pesquisador falou sobre os sistemas de cultivos e as diferentes cultivares desenvolvidas, como batata inglesa, mandioca, batata-doce, cebola, moranguinho, amora preta, entre outros. Segundo Reichert, todas essas cultivares têm alta capacidade produtiva e são disponibilizadas por fornecedores de mudas e sementes credenciadas pela Embrapa. Além da palestra técnica, o evento contou com expositores e diferentes estações, apresentando as novidades em produtos e tecnologias voltadas à olericultura.
Produção em estufa, homeopatia na produção vegetal, demonstração de máquinas para cultivo de hortaliças, equipamentos de uso manual para plantio, semeadura e capina e os sistemas de irrigação disponíveis para hortaliças foram os assuntos tratados nas estações. Entre os expositores estavam, Albani Matte Indústria de Máquinas Agrícolas, Agronômica Negócios Rurais, Biogran, BMF Orgânicos Yucumã, Centro Rural Agropecuária, Cooperbio, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen e Irrigafértil.
–O objetivo principal deste evento foi motivar e oportunizar aos agricultores e estudantes o conhecimento de novas tecnologias e inovações voltadas à
produção de hortaliças. Dessa forma, buscamos disponibilizar informações na área de máquinas e equipamentos, apresentando os produtos disponíveis para uso na atividade, visando facilitar e agilizar os manejos e diminuir a penosidade do agricultor– diz o extensionista rural da Emater/RS-Ascar e coordenador regional de manejo de recursos naturais, Carlos Roberto Olczevski.
Como continuidade a esse trabalho, serão desenvolvidas ações de capacitação em homeopatia vegetal, ministradas pela Emater/RS-Ascar, aos agricultores produtores de olerícolas e associados das cooperativas da região que comercializam através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU