Publicidade
Adote um amigo
Secretaria de Meio Ambiente de FW realiza campanha
Objetivo é incentivar a adoção responsável de animais vulneráveis
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 08 de maio de 2024 às 16:25h
Atualizado em: quarta, 08 de maio de 2024 às 16:34h

A Prefeitura de Frederico Westphalen tem realizado, em suas redes sociais, a publicação de imagens com animaizinhos à procura de um lar. Essa divulgação faz parte da campanha Adote um Amigo, que visa incentivar a adoção responsável de animais vulneráveis do município.

Publicidade

A iniciativa é promovida pela administração municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SeMMA), e foi desenvolvida para intermediar a adoção de animais em situação de vulnerabilidade no município, além de orientar a população sobre a importância da adoção consciente.

O serviço acontece de forma on-line, e se trata de um espaço colaborativo, que busca incentivar e facilitar a adoção responsável de animais desamparados, resgatados das ruas e/ou vítimas de maus-tratos. Junto à SeMMA, as pessoas encontram suporte para compartilhar informações sobre cães e gatos que aguardam um lar, mas que estão sob a tutela de um responsável temporário.

Banco de dados

Para efetuar esse controle, a secretaria elaborou um banco de dados que auxilia no processo de adoção e facilita o acompanhamento da situação. O resultado da campanha reflete no número de adoções responsáveis intermediadas pela SeMMa que, no último ano, chegaram a 25. Duas dessas adoções mediadas pela secretaria são as cachorrinhas Kai e Zoe que, segundo sua tutora Geana These, tornaram a casa em um verdadeiro lar.

Informações importantes

A secretaria não recolhe animais de rua. Atua conectando os lares temporários com aqueles interessados em adotar um amigo de quatro patas. Todas as orientações e informações sobre o serviço são divulgadas nas redes sociais oficiais da prefeitura.

A SeMMA destaca ainda que o abandono de animais, assim como os demais crimes de maus-tratos, prevê pena de três meses a um ano de detenção e multa e, se tratando de violência contra cães e gatos, a pena pode aumentar de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Quem identifica um desses crimes deve denunciá-lo.

Para mais informações sobre a campanha e o processo de adoção, os interessados devem entrar em contato com a SeMMA, por meio do contato (55) 9.99927-0866.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Prefeitura FW
Vitrine do AU