Caiçara, assim como muitos municípios da região Sul, contabilizou mais de 500 milímetros de precipitação de chuva desde o mês de outubro, e o grande volume de água tem gerado danos significativos nas estradas municipais. Neste mês de novembro, o município, que contabiliza mais de 900 quilômetros de estradas rurais, possuía vários pontos com algum dano significativo, incluindo deslizamentos de terra, buracos e valas abertas pela força da água.
Segundo o secretário de Obras e Urbanismo, Éder Ciste Theisen, o setor trabalhou intensamente para minimizar esses impactos e dar condições de trafegabilidade para as estradas, com a limpeza de bueiros, reajustes de cabeceiras e pontes que, com as enxurradas, apresentaram danos em suas estruturas.
Obras emergenciais em várias localidades do município foram efetuadas, conforme a demanda e o grau de comprometimento, aspectos avaliados para priorizar os casos mais graves. O objetivo é, gradualmente, atender a todas as comunidades afetadas.
Melhorias pontuais nas estradas principais também foram realizadas para aproveitar a umidade do solo, o que, até certo ponto, facilita o processo.
A administração municipal, e a Secretaria de Obras e Urbanismo continuam acompanhando as obras e se colocam à disposição da população para os esclarecimentos dos cronogramas de serviços.