53ª Ciranda Cultural de Prendas – Após três dias de intensas provas, as prendas que carregam o título mais cobiçado pelas eternas concorrentes culturais do Estado foram anunciadas na madrugada de domingo, 21 de julho, em meio a um animado fandango, que contou com a presença das 89 participantes, familiares e demais apoiadores, em um salão repleto de alegria e muita ansiedade. A 1ª Prenda do Estado do Rio Grande do Sul vem da cidade de Osório, na 23ª Região Tradicionalista e vem do CTG Estância da Serra, que teve origem após a eleição em 1967 da 1ª Mais Bela Prenda do Estado, mesmo título que anos antes veio para Frederico Westphalen, nas mãos da nossa querida eterna prenda, Ernestina Barros, hoje Girardello.
Nova gestão de prendas do Estado – A Gestão de Prendas do Estado, das representantes oficiais da cultura e que tem a obrigação de divulgar o tradicionalismo em todo o Estado, até maio de 2025, ficou assim composta:
Categoria Adulta
1ª Prenda: Isabella Nunes da Silva, CTG Estância da Serra, 23ª RT, de Osório
2ª Prenda: Julia Calvi Da Silva, CTG Sangue Nativo, 22ª RT, de Parobé
3ª Prenda: Edilene Martins Magalhães, CTG Galpão Da Boa Vontade, 17ª RT, de Palmeira das Missões
Categoria Juvenil
1ª Prenda: Laís Boff Seitz, DTG Polivalente, 2ª RT, Cidade de São Jerônimo
2ª Prenda: Manuella Tabaczinski Portela, CTG Sentinela da Querência, 19ª RT, de Erechim
3ª Prenda: Amanda Bissani Tonial, CTG Rincão da Roça Reúna, 11ª RT, de Veranópolis
Categoria Mirim
1ª Prenda: Raiany De Freitas, CTG Missioneiro dos Pampas, 20ª RT, de Três Passos
2ª Prenda: Cecília Feil Schmidt, DTG Polivalente, 2ª RT, de São Jerônimo
3ª Prenda: Victória Luiza Copatti Lauermann, CTG Doze Braças, 29ª RT, de Sananduva
28ª Região Tradicionalista – A Coordenadoria da 28ª RT expressa a sua gratidão pelo empenho, dedicação, muitas horas de estudos, muito investimento, e apoio incondicional dos pais das três prendas que tão bem desempenharam seu papel na Ciranda Estadual, e trouxeram bons resultados. Hoje essas três Prendas, Karoline Paola Teixeira Cocco, Laísa Albarello de Oliveira e Estella Souza Albarello são a inspiração e o exemplo na 28ª Região Tradicionalista para as demais prendas que virão a seguir e que já iniciaram a sua preparação. Mas o sonho não acabou, apenas foi postergado para que daqui a dois anos, retornem com mais experiência e muita força para mais uma Ciranda Estadual. A elas, toda a nossa admiração e carinho especial.
Agenda – Nos próximos finais de semana será intensa a programação nas entidades da 28ª Região Tradicionalista. Nesse final de semana, acontece o Congresso Tradicionalista na cidade de Ijuí, que recebe um ônibus de participantes das nossas entidades.
27ª Mateada – O CTG Estância da Mateada e a comunidade da Linha Santo Antônio, Taquaruçu do Sul, promovem no próximo final de semana, 02, 03 e 04 de agosto, a 27ª edição da Mateada. A programação inclui cavalgada, mateada e um fandango animado pelo Grupo Chama Crioula. A 27ª Mateada da Linha Santo Antônio integra os municípios de Frederico Westphalen, Seberi, e Taquaruçu do Sul. O ingresso para o evento é totalmente gratuito.
Rodeio Crioulo – No próximo final de semana, de 2 a 4 de agosto, o CTG Sentinela da Coxilha, de Caiçara, estará realizando, após alguns anos de parada, um Rodeio Crioulo. O local do Rodeio será a Sede Campeira do CTG Rodeio da Querência em Frederico Westphalen, que em parceria, cede o local.