O que fazer quando sofremos?
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
sexta, 02 de julho de 2021

Uma das promessas anunciadas hoje é que se você é cristão pode ficar livre do sofrimento, pode parar de sofrer. Será que isso é verdade? Será que há fundamentação bíblica para isso? Em nosso dia a dia temos que lidar com dificuldades, decepções, frustrações, doenças, luto. E essa é a realidade de todas as pessoas. Uns podem sofrer mais que os outros, é verdade, mas o fato é que todos estamos no mesmo barco quando o tema é sofrimento. E isso não é algo novo. Os textos bíblicos que vamos citar apresentam a realidade de sofrimento. Se alguém aparece prometendo uma vida sem sofrimentos, não tenha dúvida que você está diante de alguém que quer lhe enganar. 
Em Atos 14.22 nos é lembrado que o apóstolo Paulo e Barnabé animavam os cristãos a permanecerem firmes na fé, e é dito também que “ensinavam que era preciso passar por muitos sofrimentos para poder entrar no Reino de Deus”. E o próprio Senhor Jesus disse, “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (Jo 16.33). Já que o sofrimento é uma realidade que enfrentamos, a pergunta ou questão que está diante de nós é a seguinte: como podemos responder ao sofrimento? Em outras palavras, como você e eu enfrentamos o sofrimento?
Pode ser negativamente, ou seja, podemos perder a paciência, perder a esperança, reclamar, brigar com as pessoas, podemos nos desesperar, até chegar ao ponto de brigar com Deus ou até de perder a fé. Você já respondeu assim ou de outras formas negativas ao enfrentar sofrimento em sua vida? Sim, você e eu muitas vezes reagimos assim. Sofremos por causa do pecado em nós e no mundo. E reagimos negativamente ao sofrimento também por causa do pecado. Por isso, precisamos aprender a responder de outra forma. E que forma é essa?
 É responder ao sofrimento positivamente. Por mais que pareça estranho isso, essa é a vontade de Deus. A Palavra de Deus nos mostra como fazer isso. O autor do Salmo 30, o rei Davi, não perde a esperança, convida o povo de Deus a louvar o Senhor, agradecendo pela ajuda. Reconhece que a proteção e a salvação procedem do Senhor. Ele ainda diz “O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria” (v.5).
Em Lamentações 3.22 lemos, “O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim”. Que belíssima confissão é poder dizer, “Deus segue me amando mesmo agora quando sofro!”. E em Lm 3.27 somos lembrados do seguinte, “E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude”. Aprender a sofrer com paciência, nunca perder a paciência, especialmente quando sofremos.
Em Marcos 5.21-43 vemos o relato de um pai, Jairo, e de uma mulher que buscam ajuda em Jesus. Jairo teve a filha ressuscitada. Já a mulher foi curada da hemorragia que tinha há doze anos. Ambos buscaram ajuda no único que poderia ajudar. No momento de sofrimento Deus quer que busquemos ajuda somente nele. Não em superstições, simpatias, idolatria, ou em nós mesmos. Se for da vontade de Deus, ele nos atenderá, nos ajudará. Não importa o que aconteça, Deus quer que continuemos firmes na fé, que continuemos sempre buscando somente a ajuda dele e andando em seus caminhos.
Fazer parte do povo de Deus não é garantia que não enfrentaremos sofrimentos e dificuldades. Vimos que essa é uma realidade a ser enfrentada enquanto estamos no mundo. Crendo em Cristo temos ao nosso lado aquele que enfrentou traições, sofrimentos, fome, e o pior de tudo, o peso de nosso pecado e a consequente morte por causa disso. Jesus não precisava enfrentar nada isso tudo. Sabe para que Jesus fez isso? Pra nos livrar do pior de todos os sofrimentos, a saber, o sofrimento eterno no inferno. É por isso que, crendo nele aguardamos ansiosos o dia em que estaremos no lar eterno, onde, como foi prometido em Ap 21.4, “Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram”. Amém.

Fonte: