O único pastor e a única porta
**Os artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai
segunda, 16 de maio de 2022

A Igreja Cristã enfrenta um grande desafio nos dias de hoje. Isso porque há aqueles que querem ouvir uma mensagem que agrade a todos, uma proclamação politicamente correta. Para muitos cada um pode ter a sua verdade, a verdade é relativa, ou até dizem que vivemos no mundo pós-verdade. A Palavra de Deus tem algo bem diferente a dizer. Convido você a que leia João 10.1-10. Em João 9 um homem que fora cego é questionado pelos fariseus e dá o seu testemunho de fé, falando que Jesus era um profeta enviado por Deus e que o havia curado (v.17, 27, 30-33). Os fariseus expulsam aquele homem da sinagoga. Sabendo disso, Jesus procurou-o e perguntou, “você crê no Filho do Homem?” (v.35). “Eu creio, Senhor!” (v.37), foi a reposta do homem. E Jesus responde, “Eu vim a este mundo para julgar as pessoas, a fim de que os cegos vejam e que fiquem cegos os que vêem” (v.39).
A conversa segue agora com os fariseus, que questionam se essa afirmação de Jesus, que dava a entender que eles eram cegos espirituais, se referia a eles. O Senhor lembra que eles eram culpados porque diziam que podiam ver (mas na verdade eram cegos para as coisas de Deus). Ainda é dito que eles estavam sendo falsos pastores e falsas portas, afastando as ovelhas do Único Pastor e Porta verdadeiros e que salvam.
No cap. 10 vemos claramente que há o Sumo-Pastor, que é Jesus e há os subpastores, que são os pregadores fiéis do evangelho, que apontam para Cristo como o Pastor que nos salva. Mas temos que ficar alertas pois existem também os falsos pastores. Estes não pregam a mensagem de acordo com o que a Escritura Sagrada diz e, ao invés de levarem pessoas para o Senhor e para a salvação, levam-nas para longe do salvador e, consequentemente para a condenação eterna. Jesus é o único pastor que salva. Pastores e congregações tem a obrigação de promover a pregação fiel da Palavra de Deus. E todos nós, temos o dever de ouvir, seguir e lutar para que o evangelho da salvação continue sendo anunciado para nós.
Muitos querem que a verdade seja relativa, que seja anunciado, “cada um pode ter a sua verdade e todos estão certos”. Errado! Se há verdade, há falsidade, há mentira, há erro! Essas são palavras que o mundo odeia. Mas são palavras que precisam ser ditas. Nossa salvação depende disso.  Nesse sentido, é preciso dizer que a única porta que salva é Jesus. Através essa porta as ovelhas passam e são salvas. Jesus disse, “o ladrão só vem para roubar, matar e destruir.” (v.10). A palavra destruir tem o sentido de fazer perecer, ou condenar. Outros caminhos condenam. Não nos deixemos iludir! Jesus deixa um lembrete convidativo, para o homem curado, para os fariseus e para nós também, “mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa” (v.10). Ele é a única porta das ovelhas! Entre por meio dele. Siga só este caminho. Por mais que muitas pessoas queiram que anunciemos que há mais de um Senhor e Salvador, mais de uma porta que salva, creiamos e anunciemos: só Cristo é o nosso Pastor, somos suas ovelhas. Só Cristo é a porta que leva as suas ovelhas ao céu. Que Deus nos fortaleça sempre nessa fé. Amém.

Fonte: