Guardar firmemente
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
terça, 30 de novembro de 2021

Todos nós sabemos que para um produto ficar bem conservado ele precisa estar bem guardado. Se for uma comida que precisa resfriamento, precisa estar na geladeira ou freezer. Se for um remédio, já vem escrito nas bulas ou nas caixas sob qual temperatura deve estar guardado e também abrigado do calor e luminosidade.
Na carta aos Hebreus 10.11-25 nos é falado também fala sobre guardar bem. Na verdade o autor da epístola fala em guardar firmemente. Vejamos o que ele diz no v.23: “Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas.”. Ele fala em guardar de forma bem firme a esperança da fé. E ele justifica isso dizendo que podemos confiar, pois Deus cumprirá suas promessas. Em resumo, porque Deus é fiel, sempre cumpre suas promessas de amor.
No nosso texto nos é mostrado como Deus cumpriu sua promessa de salvar o pecador. No versículo 12 está escrito, “Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados, uma oferta que vale para sempre, e depois sentou-se do lado direito de Deus.”. O meio para tirar os pecados do mundo, para dar o perdão e a salvação foi dado por Deus. A maior de todas as promessas foi cumprida.
Tendo Deus feito tudo isso, e tendo o encorajamento para guardar firme a esperança da fé que professamos, precisamos perguntar para nós mesmos: como você e eu temos guardado a esperança da fé em Cristo? Estamos com essa esperança bem guardada em nossos corações? Ou temos dúvida ou não guardamos essa esperança devidamente? Confiamos que Deus é fiel às suas promessas ou só confiamos em nós mesmos, em nosso esforço próprio?
Precisamos reconhecer e confessar que, muitas vezes, falhamos nessa questão. Acabamos sendo desleixados com relação à leitura bíblica, à oração, à comunhão com nossos irmãos na fé. Muitas vezes caímos na tentação que tudo em nossa vida depende só de nós mesmos. O orgulho toma conta e esquecemo-nos que precisamos do Senhor Deus, de sua ajuda. Esquecemo-nos que precisamos de nossos irmãos e irmãs na fé.
Precisamos lembrar que, como servos de Deus, precisamos ajudar outros irmãos na fé a guardarem firme a esperança da fé. Por isso mesmo o escritor da carta aos Hebreus disse, no v.24, “Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem.” E no versículo final de nosso texto ele lembra da importância de participarmos dos cultos, de animarmos uns aos outros, tendo em mente que o dia do Senhor, o dia da segunda vinda de Cristo está chegando.
Já que reconhecemos que temos sido falhos, precisamos ficar firmes na fé em Cristo, pois a Palavra de Deus nos afirma, nos dá a certeza, de que a obra do Senhor foi por nós. Nunca devemos duvidar disso. Hoje mesmo, agora, somos filhos de Deus amados, perdoados, com a promessa, que será cumprida, de vivermos eternamente no céu. Sim. Esta é a realidade na qual podemos viver já hoje.
Se nos preocupamos com guardar comidas, produtos e medicamentos, da forma recomendada que devem ser guardados, muito mais devemos nos preocupar em guardar firmemente a esperança da fé que professamos. Pois é a esperança de viver eternamente com o Senhor. Pois é dada pela fé em Cristo. Fé esta que não apenas temos em nosso coração mas que também professamos. Ou seja, cremos e confessamos diante do mundo para que mais pessoas venham a crer e ter a fé em Cristo firme em seus corações. Amém.

Fonte: