Mais regras para o sucesso em vendas
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
sexta, 19 de novembro de 2021

Na semana passada, listei algumas regras para o sucesso em vendas e com as considerações positivas recebidas, listo hoje mais regras para elevar o sucesso em vendas, baseadas nos conceitos do consultor e estudioso de vendas Jefrey Gitomer, no livro “A Bíblia de vendas”.
Evite ao máximo criticar a concorrência. Eu sei que é uma tentação quebrar esta regra, mas é preciso resistir com criatividade e preparo para canalizar todo o esforço para falar bem da sua oferta.
É importante lembrar que o melhor vendedor é a referência do cliente satisfeito que fala do bom negócio que fez, do produto ou serviço que recebeu, para muitos amigos e familiares.
Ouça os sinais de compra, pois o cliente potencial frequentemente lhe dirá quando está disposto a comprar, desde que você preste atenção. Lembre-se de quantas vezes já foi escrito que saber ouvir é muito mais importante que saber falar. Atente para o momento certo de fechar a venda.
Faça uma previsão das objeções e ensaie respostas para enfrentá-las. Com isso, procure ir direto à objeção mais importante. Claro que alguns não dirão qual é a objeção mais importante, pelo menos não logo de início. Superar as objeções é complexo, pois não é apenas uma resposta, mas o entendimento de uma situação que precisa de solução. É preciso uma atmosfera de confiança e segurança suficientemente forte para provocar uma venda que envolva uma objeção. É preciso redefinir a rejeição, entendendo que é a oferta que está sendo rejeitada e não o profissional de vendas ou a empresa.
Quando não se conclui a venda, é preciso aproveitar que se está frente a frente com o prospect para garantir uma próxima visita. É preciso ter persistência e resiliência para fazer quantas apresentações for preciso para concluir a venda. Ao receber um não, este deve ser encarado como desafio para tentar novamente diferente e melhor, ao invés de encarar como rejeição. 
Grande parte das vendas consiste em mudanças, sejam elas sobre produtos, serviços, fornecedor, mercados, enfim, e por isso, para gerar negócios, é preciso flexibilidade.
Alguns profissionais de vendas pensam que as regras são feitas para os outros e que atrapalham a sua atividade. É preciso que todos saibam que as regras auxiliam na sobrevivência do grupo e da empresa. Faça parcerias com os colegas usando a sinergia de uma boa equipe para se prepararem melhor e vender mais. 
Outra regra fundamental é entender que trabalhar com a dedicação é que traz sorte. Analise as pessoas que parecem ter sorte e veja que elas ou alguém da família dedicou-se muito para estar naquela situação. 
Não culpe os outros quando a falha tem a sua participação. Assumir a responsabilidade é o ponto central para ter sucesso em qualquer área. A comissão, o dinheiro, o sucesso são recompensas pelo que foi feito. Seja lembrado de forma criativa, positiva e profissional. Pense no que dizem sobre você e haja para que tenham uma lembrança positiva quando não estiverem contigo. 
Faça suas abordagens de vendas com paixão e será cada vez melhor e mais eficiente. Todos nós temos muito mais sucesso naquilo que amamos fazer. Então divirta-se vendendo e lembre que a alegria é contagiante. Realizar algo que gosta também dará satisfação aos outros.
Seguir as regras de vendas apresentadas aqui nesta e na semana passada vão levar a um melhor nível de desempenho e autoconfiança. Preparado já é difícil, então prepare-se e torne tudo mais fácil. Vince Lombardi escreveu “Todos tem vontade de vencer, mas poucos possuem vontade de se preparar para vencer”.  
Desejo ótimas vendas e até a semana que vem! Um abraço!
 

Fonte: