Conecta Alto Uruguai
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
segunda, 31 de maio de 2021

Conecta Alto Uruguai I – A Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, junto com a SD Produções, lançou nesta semana, por meio do Projeto Conecta Alto Uruguai, os artistas do CTG Rodeio da Querência, numa produção linda e emocionante. O produtor cultural captou recursos disponíveis para o segmento da cultura por meio da Lei Aldir Blanc e convidou diversos artistas, todos de Frederico Westphalen, dos mais variados estilos e vertentes artísticas. O resultado desta mega produção artística pode ser conferido semanalmente no canal da SD Produções no Youtube.

 

Conecta Alto Uruguai II – Representam o CTG Rodeio da Querência no Projeto Conecta Alto Uruguai, Artur Coutinho Vasconcelos, que declama: “Mostrando o Pago” de autoria de Odilon Ramos; Rui Antônio Volkweis, no violão, Irineu Ernst no acordeão, Júlio Alberto Vanzin na voz, interpretam três músicas gauchescas de raiz; Pâmela Luiza Machado, que declama: Relato da Flor Bordada de autoria de Matheus da Costa Borges; Vinícius Da Rosa na gaita e voz, interpreta duas músicas gauchescas; Giovana Basso Vendruscolo na voz, com Cristiano Sontag no violão, na interpretação de três músicas gaúchas. A participação do CTG Rodeio da Querência no Projeto Conecta Alto Uruguai pode ser visualizada no canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=L0bZklJy6DU

 

Narradores do Amanhã I – O festival virtual “Narradores do Amanhã” promete ser mais um evento de sucesso no meio tradicionalista, que está se reinventado constantemente. É uma realização do MTG e da 13ª Região Tradicionalista e conta com o apoio da RBS TV, do músico Alci Vieira Júnior e da empresa i5 Filmes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 99725-4565, com o coordenador Júnior Pozzobon.

 

Narradores do Amanhã II – A coordenadoria da nossa Região Tradicionalista, a 28ª, está incentivando os peões e prendas a participar, informando que para incrementar as armadas e chamar a atenção do público, a gurizada pode agregar alguma arte à apresentação: vale declamar uma poesia, apresentar um verso de trova ou até cantar uma música campeira, antes ou depois do arremesso. Um gaiteiro (de máscara) pode fazer o acompanhamento. Os 15 vídeos mais curtidos até o dia 4 de junho participarão de uma final e receberão medalhas para marcar a sua participação no evento.

 

Chama crioula I – O MTG anunciou, na semana passada, que o acendimento da chama crioula, transferido no ano passado, mais uma vez fica protelado, para o ano de 2022. A definição ocorreu em reunião on-line, na noite do dia 20 de maio, entre o presidente interino, César Oliveira, com os membros do Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A decisão prorroga mais uma vez o calendário dos locais de acendimento e mantém o município de Canguçu, 21ª Região Tradicionalista, como local do evento, para o ano que vem.

 

Chama crioula IIO acendimento da chama, que marca a abertura dos Festejos Farroupilhas a cada ano, e que já foi transferido no ano passado, por causa da pandemia da Covid-19, leva em conta os protocolos de saúde pública estabelecidos pelas autoridades sanitárias e que suspenderam todas as atividades que gerem aglomeração. As 30 Regiões Tradicionalistas poderão realizar o acendimento e distribuir a Chama Crioula dentro de suas áreas de atuação, porém atendendo todos os protocolos sanitários, de acordo com as prefeituras e as secretarias de saúde.

Fonte: