Jesus, o Bom Pastor
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
sexta, 21 de maio de 2021

Uma das imagens mais conhecidas e consoladoras na Bíblia é a de Jesus como o Bom Pastor. Cada dia deveria ser um dia dedicado a refletirmos e a estarmos consolados com a certeza de Jesus como o Bom Pastor, que cuida, abençoa, ampara. Hoje, queremos olhar um pouco mais de perto para o texto do evangelho de João 10.11-18.

Nesse texto conhecemos mais Jesus como o nosso Bom Pastor. O Senhor se apresenta, dizendo, “Eu sou o bom pastor”. Os seus ouvintes conheciam bem a lida dos pastores de ovelhas, conheciam os desafios, as dificuldades, o tempo que precisavam ficar longe da família para cuidar dos rebanhos, dos riscos que corriam, especialmente de ataques de ladrões e animais carnívoros ou peçonhentos, dos dias chuvosos, do sol escaldante, do inverno, dos terrenos acidentados por onde tinham que passar. Se haviam bons pastores, que se sacrificavam, de fato, para cuidar de seus rebanhos, Jesus se apresenta como o Bom Pastor. Ele é aquele que estava pronto para dar a sua vida para salvar suas ovelhas. Por isso ele disse, “O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (v.11).

Jesus diz também o que ele não é. Em nosso texto ele fala de um empregado. Empregado que só se preocupava com dinheiro, e não em cuidar das ovelhas, que fugia quando surgiam lobos, quando as ovelhas eram atacadas. Jesus, o nosso Bom Pastor é muito diferente porque ele se importa com as ovelhas. O Salvador de fato se importa com você, com o que você passa, com seus sentimentos. E Ele quer ouvir e ajudar.

Jesus é o Bom Pastor porque não abandona suas ovelhas. Nosso amado Pastor Jesus não nos abandona. Mas segue cumprindo a sua promessa de estar conosco sempre. Mesmo que dois ou três estejam reunidos em seu nome, ele está no meio deles. E está conosco até o fim dos tempos. E mais, o Bom Pastor Jesus se preocupa com as ovelhas que ainda não creem. O Senhor disse, “Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também” (v.16). Percebamos bem como Jesus falou. “Preciso trazer”. Era algo urgente, era necessário trazer as ovelhas perdidas, as ovelhas que ainda não estavam com ele. Ainda hoje Jesus segue dizendo “preciso trazer essas também”. Você e eu já estivemos incluídos nessa afirmação de Cristo. Agora fomos trazidos para junto dele, para sermos suas ovelhas. Agradeçamos sempre ao Senhor por isso.

Esse bom pastor Jesus deu a sua vida pelas ovelhas. E fez isso voluntariamente. Não por obrigação, mas por amor, amor por você e por mim. Cristo quis se entregar por você e por mim. Isso aqui lembra bem o que o profeta Isaías disse em Isaías 53.7, “Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã”.

Aqui podemos nos perguntar, que tipo de ovelhas nós somos? Será que muitas vezes não corremos atrás do perigo? Não estamos nos expondo muitas vezes às tentações do maligno? Como vai o nosso conhecimento de Jesus? Temos conhecido ele de fato e de verdade, queremos conhece-lo mais e mais? Aproveitamos bem as oportunidades que o Senhor nos dá?

O Senhor nos diz em sua palavra, “Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (v.15). Jesus mesmo diz que vai ser natural para uma ovelha sua conhecer a Cristo.  Também o Senhor disse, “E elas ouvirão a minha voz” (v.16). Também é natural para uma ovelha de Cristo ouvir a voz de Jesus, do Bom Pastor. E também querer ouvir mais e mais essa palavra.

Que você e eu continuemos firmes na fé em Cristo, o nosso Bom Pastor. Que o Senhor siga guindo você e a mim pelos pastos verdes de sua Palavra. Ao olharmos para a cruz estejamos consolados, pois o nosso Bom Pastor se tornou o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, para que as suas ovelhas suas tenham vida, vida eterna crendo nele. Amém.

Fonte: