Vinhos artesanais de 8 municípios disputam título regional nesta sexta-feira em Planalto
Concurso reúne produções classificadas nas etapas municipais e premia os três melhores vinhos tintos e brancos da região
A produção artesanal de vinhos de oito municípios da região esteve em evidência na manhã desta sexta-feira, 14, em Planalto. Amostras de vinhos tintos e brancos passaram pela avaliação técnica da segunda edição do Concurso Regional do Vinho, que neste ano tem o município como sede.
Chegaram à etapa regional os vinhos classificados anteriormente nas disputas municipais de Frederico Westphalen, Ronda Alta, Rondinha, Barra Funda, Ametista do Sul, Alpestre, Sarandi e Planalto. Cada município garantiu representantes nas duas categorias da competição.
Durante a manhã, a avaliação ficou concentrada nas mãos dos enólogos responsáveis por analisar as amostras. A classificação, no entanto, será conhecida pelo público somente à noite, quando serão anunciados o primeiro, o segundo e o terceiro colocados entre os vinhos tintos e brancos.
Além da competição, o encontro busca colocar em evidência uma atividade ligada à agricultura familiar e que mantém relação com a história de muitas propriedades rurais da região. A proposta é valorizar os produtores, incentivar a qualificação dos vinhos e aproximar municípios que compartilham a tradição do cultivo da uva e da elaboração artesanal da bebida. A programação continua a partir das 19 horas, no Clube Independente, com recepção e divulgação dos vencedores. Na sequência, haverá jantar e baile com animação da banda Canta Sul.
Esta é a segunda edição regional do concurso. A primeira foi realizada no ano passado, em Ametista do Sul, e agora Planalto recebe a competição. O evento é promovido pela Administração Municipal de Planalto, por meio das secretarias de Turismo e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater, e conta com patrocínio da Cooperativa A1, Sicredi e Sicoob.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Secretaria de Turismo de Planalto