Edição Digital Quarta, 24/06/2026 Ler agora
4290 - Quarta
Cooperativismo

Sicoob Oestecredi celebra 15 anos de atuação no RS com evento em FW

Programação contará com palestras sobre economia, agronegócio, inovação e desenvolvimento regional

O Sicoob Oestecredi realizará na segunda-feira, 22, o Summit Sicoob 15 Anos no Rio Grande do Sul. O evento ocorrerá a partir das 18h30, no Salão de Atos da URI/FW, reunindo cooperados, empresários, lideranças, autoridades e representantes da comunidade regional.

A iniciativa integra as comemorações dos 15 anos de atuação da cooperativa em território gaúcho. A data remete à instalação da primeira agência do Sicoob Oestecredi no Estado, inaugurada em Frederico Westphalen em junho de 2011. Desde então, a cooperativa ampliou sua presença regional e atualmente mantém unidades em diferentes municípios do Rio Grande do Sul.

Segundo o secretário do Conselho de Administração do Sicoob Oestecredi, Mauro Cezar Rosa, a escolha de Frederico Westphalen para sediar o evento está diretamente ligada à importância do município na trajetória da cooperativa.

“Frederico foi a porta de entrada do Sicoob Oestecredi no Rio Grande do Sul. É um município que sempre se destacou pelo potencial econômico, pela capacidade empreendedora e pela força regional. Por isso entendemos que este é o local ideal para celebrar essa história construída ao longo dos últimos 15 anos”, afirmou.

Expansão no Estado

De acordo com Rosa, a expansão para o Rio Grande do Sul começou após a consolidação das atividades da cooperativa no Oeste de Santa Catarina. A partir de estudos de mercado e planejamento estratégico, Frederico Westphalen foi escolhida para receber a primeira unidade gaúcha.

Desde então, a cooperativa ampliou sua área de atuação para dezenas de municípios das regiões Médio Alto Uruguai, Celeiro, Missões e Fronteira Noroeste.

“A cooperativa trabalha para oferecer soluções financeiras adequadas à realidade de cada associado, seja ele produtor rural, empresário, profissional liberal ou prestador de serviços. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento das pessoas, dos negócios e das comunidades”, destacou Rosa.

Crescimento em Frederico Westphalen

O gerente da agência local, Rodrigo Nunes Martins, ressaltou que a unidade de Frederico Westphalen registra crescimento contínuo desde sua inauguração.

Atualmente, a agência conta com cerca de 4 mil associados e figura entre os destaques da cooperativa em resultados e na comercialização de consórcios.

“Fomos muito bem recebidos pela comunidade desde o início. Hoje colhemos os resultados de um relacionamento construído com proximidade, confiança e atendimento consultivo. Esse crescimento é resultado da credibilidade dos associados e do trabalho desenvolvido pela equipe ao longo dos anos”, afirmou.

Martins também destacou que o modelo cooperativista permite que os recursos captados na região sejam reinvestidos nas próprias comunidades, fortalecendo atividades econômicas locais e apoiando projetos de desenvolvimento social.

Programação do Summit

O Summit Sicoob terá como foco debates sobre economia, agronegócio, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional.

Entre os palestrantes confirmados está o economista Antônio da Luz, que abordará cenários e perspectivas para o agronegócio brasileiro, além de reflexos para a economia regional.

A programação também contará com a participação de Lucas Niegler, que compartilhará experiências ligadas ao empreendedorismo, mercados internacionais e inovação empresarial.

Segundo os organizadores, a procura pelas inscrições tem sido elevada e a expectativa é de lotação do espaço.

Cooperativismo e desenvolvimento

Além da celebração da trajetória da cooperativa no Estado, o evento busca promover reflexões sobre o papel do cooperativismo financeiro no desenvolvimento regional.

Conforme Rosa, o modelo cooperativo tem como diferencial o reinvestimento dos recursos nas próprias comunidades, além do apoio a iniciativas sociais, educacionais e econômicas.

“Quando o associado cresce, a cooperativa cresce junto. O desenvolvimento regional acontece quando conseguimos fortalecer empresas, produtores rurais, famílias e instituições que atuam em nossas comunidades”, concluiu.