Edição Digital Segunda, 29/06/2026 Ler agora
4294 - Segunda-feira
geral

Prazo final da 6ª parcela do IPVA termina nesta terça-feira

Mais de 355 mil contribuintes estão nesta etapa; atraso gera multa diária e risco de inscrição em dívida ativa a partir de julho

(Foto: Marcos Silva)
(Foto: Marcos Silva)

Prorietários de veículos que optaram pelo parcelamento do IPVA no Rio Grande do Sul têm até esta terça-feira (30 de junho de 2026) para pagar a sexta e última parcela do imposto. Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz-RS), mais de 355 mil contribuintes estão incluídos nesta fase de quitação.

Última parcela do parcelamento vence hoje

O calendário do IPVA 2026 prevê o encerramento do parcelamento em seis vezes ao fim de junho, com o pagamento da sexta parcela vencendo no dia 30.

De acordo com a Sefaz, o não pagamento dentro do prazo implica multa diária de 0,334%, limitada a 20% do valor do imposto, além de juros retroativos desde 1º de maio.

Inadimplência e dívida ativa

O governo estadual também reforça que, a partir de julho, os débitos em aberto podem ser encaminhados para inscrição em dívida ativa.

Essa medida pode resultar em:

  • acréscimo de 5% na multa;
  • correção pela taxa Selic;
  • protesto em cartório;
  • possibilidade de cobrança judicial.

Frota e regularização

O balanço mais recente da Receita Estadual indica que cerca de 3,3 milhões de veículos estão com o IPVA quitado no Estado. Por outro lado, aproximadamente 768 mil proprietários ainda apresentam pendências, o que representa 18,8% da frota tributável.

Como consultar e pagar

Os contribuintes podem consultar valores e emitir o código de pagamento pelo site oficial do IPVA RS ou pelo aplicativo IPVA RS, com acesso via conta Gov.br (níveis prata ou ouro).

A Sefaz também alerta para golpes: o órgão não envia boletos por mensagem e recomenda conferir sempre o destinatário “IPVA Sefaz/RS” antes de pagamentos via Pix.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai