Edição Digital Terça, 11/08/2026 Ler agora
4331- Terça
De olho no prazo!

Eleitores têm até 6 de maio para regularizar título

Cartório de FW orienta sobre transferência de domicílio, regularização e atendimento para Eleições 2026

Eleitores que desejam alterar dados no cadastro eleitoral ou transferir o domicílio para outro município têm até 6 de maio (quarta-feira da próxima semana) para solicitar os procedimentos junto à Justiça Eleitoral. O atendimento é realizado pela 94ª Zona Eleitoral, com sede em Frederico Westphalen. O prazo vale para alistamento, revisão e transferência de título para as Eleições de 2026. O pedido pode ser feito pelo sistema JE Digital ou presencialmente no cartório eleitoral.

Eleições 2026

O primeiro turno das Eleições 2026 será realizado em 4 de outubro. O segundo turno, quando houver necessidade, está previsto para 25 de outubro. Serão escolhidos presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

Condições para transferência

Para a transferência de domicílio eleitoral, é necessário ter transcorrido no mínimo um ano desde o alistamento ou última alteração. Também é exigido vínculo de pelo menos três meses com o novo município, que pode ser residencial, profissional, familiar ou comunitário.

A regra do prazo mínimo não se aplica a servidores públicos civis e militares transferidos por motivo de trabalho, nem a seus familiares.

Atendimento e demanda

O chefe do Cartório Eleitoral da 94ª Zona, Tiago Mateus Pereira, informa que o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19 horas. “A orientação é que o eleitor não deixe para os últimos dias, porque o fluxo aumenta e há maior tempo de espera”, afirma Tiago Mateus Pereira. Segundo Pereira, o movimento diário médio é de 40 a 45 atendimentos, com aumento próximo ao encerramento do prazo. “Nos últimos dias antes do fechamento, o volume pode chegar a 70 ou 80 atendimentos por dia”, destacou.

Principais serviços

Entre as demandas mais frequentes estão primeiro título, regularização de situação eleitoral e transferência de domicílio. Para atendimento, é necessário documento oficial com foto e comprovante de residência. Para primeiro título, também é aceito comprovante em nome dos pais. Eleitores que não possuem biometria devem comparecer presencialmente ao cartório.

Serviço TRE-RS | 94ª Zona Eleitoral (FW)

Atendimento: segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19 horas

Endereço: Fórum de Frederico Westphalen – Rua Antônio Boscardin, 364, 6º andar, Centro

Contato/WhatsApp: (55) 99661-3611

Municípios abrangidos:

Frederico Westphalen, Caiçara, Vicente Dutra, Pinheirinho do Vale, Vista Alegre, Iraí, Palmitinho e Taquaruçu do Sul.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai