Publicidade
Impasse
Formandos não demonstram interesse e IGP não dá prazo para nomear legista para o PML de FW
Nenhum dos seis médicos-legistas que concluíram o curso em junho virá para a região. Posto local está sem profissional desde dezembro de 2019
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: quinta, 15 de julho de 2021 às 16:31h
Atualizado em: quarta, 21 de julho de 2021 às 08:36h

Ainda não há previsão para que o Posto Médico Legal (PML) de Frederico Westphalen volte a ter um médico-legista. Isso porque nenhum dos seis profissionais formados na turma mais recente do Instituto Geral de Perícias (IGP-RS), encerrada em 25 de junho, se interessou em atuar no município, afirmou o IGP, em nota.

Com isso, o PML local seguirá sem médico-legista, situação na qual se encontra desde dezembro de 2019. Segundo o IGP, a vaga remanescente na unidade de FW será ofertada aos ingressantes da próxima turma do curso de formação, cujo chamamento está previso para março de 2022.

IGP afirma não haver prejuízos à população
À reportagem do AU, o IGP argumentou que a ausência do médico-legista na unidade de FW não gera prejuízos para a população. “Não houve atrasos ou falta de atendimento à população desde o fechamento do PML Frederico Westphalen. Os serviços estão sendo realizados por outros PMLs próximos, com a mesma qualidade e velocidade”, escreveu o órgão.

Nesse período, quem precisou dos serviços do IGP teve de procurar as unidades de Erechim, Carazinho, Três Passos ou Palmeira das Missões. 
– Nos casos de urgência, como em estupros recentes, é comum que a condução da vítima ao PML mais próximo seja realizada pela Delegacia de Polícia. Nas necropsias, o traslado do corpo, do local do falecimento até o PML, é realizado por meio de convênio com o Sindicato dos Estabelecimentos Funerários, sem custos ao Estado ou aos familiares da vítima – afirma o IGP.

Segundo o órgão, a distribuição dos serviços, por hora, está da seguinte forma:
– PML Erechim: necropsias, exames periciais indiretos, exames de sexologia de urgência.
– PML Carazinho: necropsias e exames de sexologia de urgência são encaminhados para o PML de plantão na região.
– Três Passos ou Palmeira das Missões: lesões corporais diretas

 

Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU