Publicidade
Coronavírus
Governo do RS retira alertas de risco de todas as regiões
Decisão foi baseada na redução do número de internados em UTIs, avanço da vacinação e melhora em indicadores regionais.
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: quarta, 14 de julho de 2021 às 19:04h

Dois meses depois da implantação do sistema 3As de Monitoramento da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado decidiu, na tarde desta quarta-feira, 14, retirar os alertas de todas as regiões. Isso significa que nenhuma das 21 áreas monitoradas foi mantida na mais alta classificação de risco do sistema.

Com isso, a região de Palmeira das Missões, que abrange também a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Frederico Westphalen, voltou a ficar sem alerta pela primeira vez desde o dia 20 de maio.

A decisão do Gabinete de Crise foi anunciada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), em coletiva de imprensa on-line. Segundo Leite, nos últimos dias houve redução do número de internados por Covid-19 em UTIs do RS. Agora, 75,2% dos leitos de UTI Covid estão ocupados por pacientes, menor números desde o fim de fevereiro.

Além disso, o governador apontou para o estágio avançado da vacinação, que já atingiu mais de 50% da população gaúcha, e da melhora nos indicadores de cada região.

Ainda assim, todas as 21 regiões monitoradas receberam avisos para seguirem adotando os protocolos. Leite fez um alerta sobre a possibilidade de a variante delta estar circulando no Estado. Atualmente, há dois casos suspeitos dessa linhagem, cujas amostras foram coletadas de pacientes de Gramado e Santana do Livramento. O material está sendo analisado no Rio de Janeiro.

Além de Palmeira das Missões, também saíram dos alertas as regiões de Caxias do Sul, Santa Rosa, Pelotas, Cachoeira do Sul, Passo Fundo e Uruguaiana.
 

Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU