Publicidade
Maicon Vicente Theisen
“Busco ser um enfermeiro reconhecido”
Por: Susi Cristo
Publicado em: terça, 03 de outubro de 2023 às 11:05h
Atualizado em: terça, 03 de outubro de 2023 às 11:14h

O curso de Enfermagem da URI/FW, em seus 21 anos de história, graduou 272 enfermeiros, e dentre estes egressos está Maicon Vicente Theisen, atualmente enfermeiro-líder da equipe de robótica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo. Natural de Pinheirinho do Vale, Maicon, que hoje tem 25 anos, iniciou sua trajetória como enfermeiro no HSVP, no setor de hemodinâmica, onde trabalhou por nove meses. Após esse período, passou a atuar no Centro Cirúrgico, que conta com dois sistemas robóticos – um de cirurgia minimamente invasiva e outro de ortopedia, que promovem recuperação mais rápida e maior qualidade de vida aos pacientes operados.
– Recentemente, o hospital adquiriu o robô de última geração Versius, que foi desenvolvido na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e é produzido e comercializado pela CMR Surgical. Fui designado para ser o enfermeiro responsável pela equipe de enfermagem, participando de treinamentos e na realização das cirurgias – conta o enfermeiro.
Maicon formou-se em fevereiro de 2020, e no mês de março daquele ano, já iniciou a sua carreira no São Vicente de Paulo. “Foi desafiador, a pandemia de Covid-19 estava no seu início, vivíamos um tempo de incertezas e medo do que estava acontecendo no mundo inteiro. Fui muito bem acolhido no hospital, pelos gestores e colegas, iniciei no setor da Hemodinâmica, onde trabalhei por cerca de nove meses. Após esse período, fui transferido para o Centro Cirúrgico, onde trabalho até o momento”, diz o profissional.

Publicidade

Fazer a diferença
E quando o assunto é fazer a diferença na vida das pessoas, Maicon lembra que foi por isso que ele escolheu a Enfermagem. “Desde jovem admirava as profissões da área da saúde, e escolhi a Enfermagem porque é uma profissão em que o nosso trabalho, por meio do cuidado, da atenção e da ciência, faz a diferença na vida das pessoas quando elas mais precisam. O enfermeiro tem papel de protagonista em uma instituição de saúde, participando ativamente dos processos para uma boa assistência aos pacientes. Busco ser um enfermeiro reconhecido no mercado de trabalho, principalmente, por prestar uma excelente assistência e ser um bom líder no gerenciamento de equipes”, frisa.

Realização 
As grandes inspirações para Maicon seguir nos estudos sempre foram seus pais, Pedro Silvério e Vanice Maria, que não tiveram oportunidades, mas nunca deixaram faltar nada para os filhos, para que buscassem uma qualificação profissional.
– Eles são inspiração e motivo de orgulho para mim. Sempre incentivaram a mim e minhas irmãs a buscarmos melhores condições por meio do trabalho e estudo. Minha mãe sempre fala que seu maior orgulho é ter os filhos com formação em ensino superior. Infelizmente, eles não tiveram a oportunidade, não foi fácil, mas com muita dedicação e esforço ajudaram a mim e minhas irmãs a conseguirmos. Os sonhos deles também passaram a ser os nossos. Hoje, me sinto muito feliz e realizado em Passo Fundo, especialmente em trabalhar no Hospital São Vicente de Paulo, uma instituição centenária, sendo reconhecida como a maior instituição hospitalar macrorregional do Rio Grande do Sul”, finaliza. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU