Publicidade
Previsão do tempo
Temporais devem atingir o Sul nesta semana
Um ciclone extratropical em alto-mar deve aumentar a instabilidade no Estado a partir desta terça-feira
Por: Susi Cristo
Publicado em: segunda, 02 de outubro de 2023 às 15:44h
Atualizado em: segunda, 02 de outubro de 2023 às 15:52h

Se as previsões das estações de meteorologias se confirmarem, um centro de baixa pressão e frente fria trarão chuva a intensa e tempestades para o Rio Grande do Sul nesta semana. Segundo a Metsul, este será o primeiro episódio de tempo severo do mês, e que pode trazer transtornos para alguns municípios, especialmente da região Sul. 
Outubro é um mês, historicamente, marcado por muitos temporais de chuva intensa, vento forte e queda de granizo. Com El Niño em 2023, maior presença de umidade na atmosfera e temperatura mais alta do que a média, os temporais tendem a ser ainda mais frequentes neste ano. A onda de tempestades prevista para esta semana será consequência da passagem de um centro de baixa pressão pelo Sul do Brasil e o deslocamento de uma frente fria, o que vai gerar nuvens muito carregadas que trarão chuva e os temporais. Os cumulados em 24 horas devem ser de 50 milímetros (mm) a 100 mm em muitas cidades e acima de 100 mm em outras. A maior instabilidade deve se dar na metade norte gaúcha – atingindo municípios da área de cobertura do jornal O Alto Uruguai –, Santa Catarina e no Paraná.
Ainda de acordo com a Metsul, a instabilidade vai ter início da tarde para a noite desta terça-feira, 3. Na quarta-feira, 4, as áreas de instabilidade vão se intensificar muito sobre o Sul, com a chuva e os temporais alcançando os Estados do RS, SC e PR. Neste dia, esse sistema de baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical em alto-mar, o que provoca a ação de uma frente fria em todo o Estado. Na quinta-feira, 5, embora ainda possa chover, a maior instabilidade tende a se concentrar na região Sudeste. 
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU