Publicidade
Alerta
Planalto confirma cinco casos e aguarda resultados de mais 24 exames
Em meio à iminência de um surto, município realiza fumacê e mobiliza uma força-tarefa para atuar no combate junto com a comunidade
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: sexta, 16 de abril de 2021 às 14:50h
Atualizado em: sexta, 16 de abril de 2021 às 14:52h

Em meio à pandemia de Covid-19, os municípios da região estão mobilizados no combate a mais um inimigo, quase tão invisível quanto o coronavírus, o Aedes aegypti. O mosquito é tão perigoso, que além da dengue pode transmitir várias outras doenças, como o zika vírus e a chikungunya.

Publicidade

E é nessa época, de março a maio, entre o verão e o outono, que a incidência de casos acaba sendo maior. Historicamente, vários municípios da região Noroeste do Estado já registraram surtos da doença neste período, como os casos de Três Passos e Palmitinho, em 2020. Neste ano, Planalto é uma das cidades da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) que está na iminência de um surto de dengue. Segundo o secretário de Saúde do município, Dorival Werkhausen, até ontem, 16, já haviam sido confirmados cinco casos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/RS). “Até a quinta-feira, 15, nós tínhamos 29 casos entre confirmados em laboratórios privados e pacientes sintomáticos que fizeram a coleta dos exames. Mas como o Ministério da Saúde só reconhece os exames feitos pelo Lacen, então estamos aguardando os resultados das amostras enviadas. Acreditamos que destes 29, em torno de 25 serão positivos para a dengue. Cinco já foram confirmados ainda ontem”, explica Werkhausen.    

 

Ações de combate à dengue no município

Enquanto aguarda os resultados do Lacen, o município mobilizou-se nesta semana para trabalhar atividades pontuais de combate à dengue. As ações foram traçadas em reunião com a 2ª CRS, na quarta-feira, 14. “Criamos uma força-tarefa com as nossas agentes de saúde e de combate a endemias, junto com a Vigilância Ambiental, para fortalecer as visitas às famílias. Por isso, pedimos que a população compreenda o momento e colabore, receba os agentes de saúde, e acima de tudo faça a sua parte, evitem deixar recipientes com água parada, fechem bem as caixas d’águas, principalmente aquelas usadas para coletar das chuvas, e usem repelente”, ressalta o secretário de Saúde.

Ainda na quarta-feira, agentes de campo da 2ª CRS estiveram em Planalto auxiliando a Secretaria de Saúde com um fumacê pelas ruas da cidade. “Nesta semana, a nossa equipe esteve dando suporte à Coordenadoria de Saúde de Erechim, pois lá já são centenas de casos de dengue. Outra equipe está fazendo o controle nos municípios de Três Passos e Tenente Portela, onde apareceram alguns casos, e agora em Planalto. Então, estamos fazendo esse monitoramento e cuidando para que não ocorra na 2ª CRS o que vem acontecendo nas demais coordenadorias”, afirma Marly Vendruscolo, coordenadora regional da 2ª CRS.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU