Publicidade
Reconhecimento
Hospital Unimed Noroeste recebe classificação máxima em avaliação nacional
Pesquisa de qualidade feita pela Anvisa atestou “alta conformidade” no quesito segurança do paciente
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: terça, 13 de julho de 2021 às 16:19h
Atualizado em: terça, 13 de julho de 2021 às 16:29h

O Hospital Unimed Noroeste novamente ficou entre o grupo de casas de saúde do RS que investem em práticas que primam pela segurança do paciente, de acordo com avaliação realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, referente ao ano de 2020, o Hospital Unimed alcançou a classificação “Alta Conformidade”, confirmando a adesão às práticas de segurança aos pacientes. O processo avaliativo consiste em uma das ações anuais sanitárias, que objetiva integrar ações em nível nacional para promover a qualidade assistencial e a segurança do paciente, visando a gestão de riscos e a melhoria dos serviços de saúde. 

As instituições enviam documentação por meio de um formulário eletrônico, que são verificadas pela Anvisa para comprovação das práticas. A participação nesta avaliação é direcionada para instituições que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Os quesitos analisados contemplam a padronização de um conjunto de protocolos, como identificação correta do paciente, prevenção de quedas, além de questões ligadas a insumos e a higiene das mãos, a atuação do núcleo de segurança do paciente e a aplicação do protocolo de cirurgia segura. Outros critérios envolvem conformidades para avaliação de riscos de lesão por pressão e de queda, bem como a adesão à lista de verificação da segurança cirúrgica.

Segundo o diretor de Serviços Próprios da Unimed Noroeste/RS, médico Marcelo Garzella, a instituição busca sempre a excelência. Desta forma, efetiva e aprimora constantemente a segurança do paciente, reforçando ações já existentes e inovando em novos processos. “A busca por um ambiente seguro tem o objetivo de proporcionar qualidade de vida ao paciente, pois ele é o centro de todo o cuidado”, reforça.
 

Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai/Assessoria de Comunicação Unimed Noroeste
Vitrine do AU