Publicidade
Patrícia Valcarenghi
“A nossa realização depende só de nós”
Por: Susi Cristo
Publicado em: terça, 19 de setembro de 2023 às 16:23h
Atualizado em: terça, 19 de setembro de 2023 às 16:29h

As mulheres estão cada vez mais presentes no agronegócio, buscando representatividade e visibilidade, desempenhando papéis importantes nesse setor. Elas estão presentes tanto no campo, como produtoras rurais, quanto em atividades relacionadas à gestão, pesquisa, comercialização e comunicação. A presença feminina no agronegócio também é importante para a diversificação e ampliação de mercados, e quem compartilha dessa ideia é a Patrícia Valcarenghi.

Publicidade

Moradora de Cerro Grande, Patchi – como é conhecida na sua cidade –, que neste mês de setembro completa 32 anos, desde pequena teve contato com as atividades do campo, mas foi em 2015 que ela aceitou mais um desafio para a sua vida e encantou-se realmente por este meio. “Meus pais, Eliane e Wilmar, são produtores de leite e tabaco, então sempre tive contato com o agro desde criança. Em 2015, surgiu a oportunidade de implantar a suinocultura na nossa propriedade, e mesmo diante de muitas críticas eu aceitei o desafio, e nesse meio encontrei minha paixão”, conta.

Inspiração

A referência dos pais no meio rural serviu de base para que Patricia amadurecesse a ideia de trilhar o mesmo caminho. Apesar de saber de todos os desafios, principalmente por ser mulher, o amor pelo agro falou mais alto. “Sempre existe espaço para pessoas que querem trabalhar, empreender e diversificar a atividade, e na área rural não é diferente, pois as mulheres também têm condições de aprender e empreender no setor. Minha família sempre me incentivou a fazer o que eu queria, e a não desistir dos meus sonhos. Acredito que nós, mulheres, podemos exercer com excelência tudo o que nos propusermos a fazer. Determinação e dedicação são nossas principais qualidades! Muitas mulheres hoje estão assumindo a liderança nas propriedades, mesmo sendo muito criticadas, mas sempre estamos em busca de conhecimento, procurando fazer o nosso melhor”, destaca Patricia, que também está cursando Gestão Pública.

Mulher Essência do Agro

Pensando também em ser uma referência e transmitir tudo o que vem aprendendo, Patricia idealizou o projeto “Mulher Essência do Agro”. “Eu acompanhava algumas páginas voltadas para mulheres do agro, mas em 2019 senti vontade de criar a minha, para fortalecer e enaltecer o trabalho das produtoras rurais. Idealizei o projeto, com a ajuda da Danielli e da Marilia, mas por motivos pessoais elas não puderam continuar. Tive também o apoio de duas mulheres do Paraná, que estão comigo até hoje no projeto, que é a Kauana e a Edineia. Sem elas eu não conseguiria dar continuidade, pois além das responsabilidades que temos na vida particular, dedicamos um tempinho para a página (@mulheressenciadoagro), postando fotos e vídeos que as integrantes dos nossos grupos de WhatsApp compartilham diariamente, além de mensagens motivacionais e informações sobre o campo”, explica.

Com o projeto superando as expectativas, em 2022 foi realizado em Cerro Grande o 1° Encontro de Agroessências, com a participação de mais de 50 mulheres da região e de outros Estados”, relembra.

Ainda, Patricia é idealizadora da #colonadebatom. “Criei para que as mulheres passem seus batons e vão para a lida no campo mais confiantes e alegres! Eu uso batom todos os dias para trabalhar, e isso fortalece a autoestima, fazendo com que o dia seja mais produtivo. No meu perfil do Instagram @patchivalcarenghi compartilho o meu dia a dia, e no TikTok, onde tenho mais de 30 mil seguidores, posto vídeos trabalhando, fazendo dublagens e dançando no meio dos animais. Para alguns pode ser estranho, mas foi dessa forma que consegui controlar as crises de ansiedade e sair da depressão, e posso dizer que hoje vivo muito feliz”, frisa.

Deixar bons exemplos

Além de toda as atividades na propriedade, Patrícia dedica um tempo ao filho Miguel Antônio, de nove anos, o seu maior orgulho e para quem ela quer passar tudo o que vem aprendendo. “Meus pais ensinaram que o sucesso não é o quanto tem em sua conta bancária, mas acordar todos os dias com gratidão pelo que faz. É isso também que quero passar ao meu filho. Estar com aqueles que amamos, e fazendo o que nos propomos com alegria, além dos bons exemplos, é o que de mais precioso podemos ter e deixar para alguém, finaliza.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU