Publicidade
Inovação
Hackathon reúne mais de 50 pessoas para buscar soluções ao agronegócio
Agro Rent, Inova Homeo e + Esterco foram as ideias melhor colocadas no evento, promovido pelo Small Farm Hub
Por: Wagner Stan
Publicado em: segunda, 18 de setembro de 2023 às 13:44h
Atualizado em: segunda, 18 de setembro de 2023 às 13:47h

O Hackathon “Desafios do Agro”, realizado pelo Small Farm Hub, que é mantido pela URI/FW e pela Sicredi Conexão, através do Projeto Agrotech Norte, em parceria com o Programa Inova RS na Região Produção e Norte, aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, na Biblioteca Central da universidade. A iniciativa de experimentação teve como foco desenvolver soluções para pequenas propriedades rurais, com base em problemas reais. Toda a metodologia foi estruturada em parceria com o Sebrae-RS.
Os participantes passaram por uma maratona que envolveu, desde a identificação do problema, a validação da alternativa, para a qual eles foram a campo entrevistar os agricultores e, a partir daí, identificaram qual solução melhor se enquadrava, e que tipo de produto e serviço atende estas necessidades dos pequenos produtores.
O evento foi concluído com sete ideias de soluções. Os problemas identificados são voltados especialmente à dificuldade que é o produtor tem de saber sobre os nutrientes e manejo correto do solo; à comercialização e logística dos produtos para evitar o desperdício dos alimentos de subsistência, como frutas, legumes e verduras, fazendo chegar até a cidade; à ociosidade das máquinas agrícolas, pensando em economia com o compartilhamento, serviços e produtos a partir de um aplicativo; à criação de uma rede social aos agricultores, conectando-os para resolver problemas de forma conjunta; e ao uso de homeopatia para doenças dos animais na propriedade. Foram apresentadas alternativas de tecnologias de hardwares e softwares, e também de produtos que possam ser comercializados para resolver estes problemas.

Publicidade

Avaliação
Uma das gestoras executivas do Hub e coordenadora de inovação da Sicredi Conexão, Ana Paula Pessotto, assegura que a equipe está satisfeita com o Hackathon pela boa participação do público – foram 55 inscritos, divididos em sete equipes, além de nove mentores vinculados a movimentos de inovação de diferentes instituições de ensino, que ajudaram os grupos a desenvolverem as ideias, com conhecimento de gestão, da área do agro, das metodologias de inovação e de empreendedorismo.
– Também tivemos os avaliadores, que representaram a URI/FW, Sicredi, Sebrae-RS, Laticínios Stefanello, Cotrifred e Inova-RS, Prefeitura de FW e F2 Inovação, que examinaram detalhadamente as ideias, analisando se elas eram condizentes com os propósitos do evento, escolhendo as três melhores que foram premiadas. Estas empresas e instituições também foram as patrocinadoras das premiações – destaca Ana. 
Um dos mentores do Hackathon, Luís Pedro Hillesheim, que também é o coordenador do curso de Tecnologia Agropecuária da URI/FW, assegura que práticas como as desenvolvidas nos dias 15 e 16 são fundamentais aos participantes, ainda mais para alunos que podem aliar a teoria da universidade, com os problemas elencados pelos grupos e com possíveis soluções. “A teoria ministrada nas aulas está cientificamente comprovada, mas na sociedade temos inúmeros problemas, que nos levam a busca de resoluções. Saber encontrar métodos de resolver estes desafios é o que fará a diferença na vida das pessoas, pois com isso elas encontrarão oportunidades. Estes profissionais terão uma capacidade muito maior de lidar com as adversidades que o mundo apresenta”, acredita o docente.   
Um dos participantes, Tiago Albarello Cadoná, de Taquaruçu do Sul, que cursa o quinto semestre de Tecnologia Agropecuária e integrou o grupo Inova Homeo, assegura que o Hackathon foi um aprendizado para a vida. “Avaliamos alternativas que pudessem ser úteis na propriedade, discutimos no grupo, escolhemos uma por confiarmos na sua eficácia e queremos dar sequência à ideia. Foram dois dias de muitos aprendizados que nos impulsionaram a pensar e encontrar soluções a problemas comuns no dia a dia dos produtores”, esclarece Cadoná.      

Premiação
As três equipes melhor colocadas receberam R$ 500 cada, além da vaga no Programa de Pré-incubação do Small Farm Hub – Startup RS Start / Sebrae – e um kit exclusivo do Sicredi.
Agro Rent – um aplicativo que une as necessidades dos produtores de terem maquinário disponível, sem ser preciso comprar, e os agricultores que possuem maquinário ocioso e gostariam de alugar por um período de tempo.
Inova Homeo – um aplicativo para diagnosticar sintomas dos animais doentes e vendas de fórmulas homeopáticas para tratá-los, sem reflexos na produção deste animal, pois são soluções naturais com uso de medicamentos mais baratos e que mantêm a saúde dos animais.
+ Esterco – solução por aplicativo, que apresenta uma responsabilidade ambiental, fazendo a gestão dos resíduos da produção de suínos, unindo o agricultor que tem estes desejos com quem tem necessidade de utilização deste adubo, para ajudar, inclusive, na correção do solo, sendo um fertilizante natural nas produções agrícolas. A ponte é feita com a ajuda de um laboratório de análise de solo.

Próximos passos
Segundo Ana Paula o Hackathon apresentou grandes ideias, muito inovadoras que poderão ter sequência dentro do Hub. “O objetivo é que estas ideias sejam inscritas no nosso Programa de Pré-incubação – Startups RS Start –, que também segue uma metodologia do Sebrae-RS, e passará a ser desenvolvido a partir de outubro e, assim, possam se tornar, de fato, um novo negócio, sendo implementadas na prática. As três primeiras colocadas têm vagas gratuitas na Pré-incubação, mas todas as demais serão convidadas a participar, pois o intuito é gerar inovações à região, para que as pequenas propriedades tenham acesso às tecnologias geradas pelo Small Farm Hub”, destaca Ana. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da URI/FW.
Vitrine do AU